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Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: I Mostra do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência

Área: MOSTRA PIBID

Subárea: PIBID

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Ludicidade na Educação Física através de contação de histórias para Educação Infantil
Autores
LUCAS FIGUEIREDO DOS ANJOS (Autor)
JADER DE SOUZA TEODORO (Autor)
Emerson Cruz de Oliveira (Orientador)
Resumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no âmbito da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) especificamente no subprojeto Educação Física atua em escolas municipais com alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Em uma das escolas foram desenvolvidas aulas para a Educação Infantil baseadas em histórias direcionadas ao público infantil (chapeuzinho vermelho, três porquinhos), estas histórias davam a base para o diálogo entre aluno e professor durante as aulas, através delas foram apresentados “cenários” (floresta, caverna, rio) que representavam os circuitos pelos quais os alunos deveriam superar obstáculos. As histórias que os alunos já tinham conhecimento prévio foram contadas durante a passagem pelos obstáculos, sem que fosse necessário contextualizar os personagens, contudo as que eram desconhecidas para a maioria dos alunos foram contadas na integra logo no início da aula. Durante as aulas os bolsistas assumiram o papel de alguns personagens, buscando auxiliar a imaginação dos alunos, que correspondiam com atenção e participação. Utilizar histórias contadas nas aulas de Educação Física é uma maneira de incentivar a imaginação, ampliar o capital cultural e desenvolver a capacidade cognitiva. Além de ser uma forma de tratar de questões sociais (vínculos sociais e afetivos educacionais). Essa experiência proporcionou maior valorização da ludicidade por parte dos bolsistas, pois ficou evidente que os alunos da escola só participariam ativamente da aula se as atividades propostas tivessem uma dinâmica que atraísse a atenção dos alunos e a direcionasse ao professor. A partir destas intervenções foi possível observar que as aulas “teatrais” despertavam grande interesse das crianças, que se recordavam das histórias, guardando lembranças dos personagens e “cenários” por onde passaram.
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