Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Lingüística

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
Como a escola lida com a variação linguística nas aulas de língua materna?
Autores
LUANA VELOSO TOLENTINO ALVIM (Autor)
Soélis Teixeira do Prado Mendes (Orientador)
Resumo
Este trabalho pretende discutir resultados parciais da pesquisa que está vinculada ao projeto “Ensino de Língua Portuguesa: estudo das práticas discursivas na educação básica das escolas de Mariana, Ouro Preto e seus distritos”, do Edital 11/2016 - PIVIC.1S/UFOP/2017-18, coordenado pela Profa. Drª Soélis Mendes. Entretanto, em função da limitação de tempo, discutiremos apenas os dados que foram obtidos junto a uma escola particular da cidade de Mariana, no que se refere ao tratamento dado à variação linguística nas aulas de língua materna para a 2ª. série do ensino médio. A metodologia para a realização desta pesquisa contemplou as seguintes atividades: a) assistir, observar e gravar em áudio 15 horas/aula de uma turma de 2ª. série do Ensino Médio, com consentimento dos atores envolvidos; b) produzir um diário de campo a partir das transcrições dos áudios obtidos; c) fazer uma análise dos documentos oficiais – PCN’s e CBC – no que diz respeito ao tratamento da variação linguística nas aulas de língua portuguesa; d) fazer uma análise do material didático utilizado nas aulas; e) realizar uma entrevista com a Professora sobre o ensino de língua materna e a questão da variação no PB; f) fazer uma análise qualitativa, com base no referencial teórico, das aulas observadas, comparando as práticas realizadas, o material didático utilizado, as respostas dadas ao questionário e o que preconizam os documentos oficiais. Até o presente momento, foi possível verificar que o docente cujas aulas foram observadas se concentra no que as Gramáticas Tradicionais propõem quanto ao ensino de língua portuguesa sem, entretanto, fazer considerações acerca de variação linguística em qualquer nível: fonológico, morfossintático, lexical e semântico. Quanto ao material didático, que foi produzido pelo docente, por determinação da direção da escola, não apresenta quaisquer discussões acerca desse tema. A entrevista feita com o docente retratou a forma como suas aulas são conduzidas.
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