Publicado no Encontro de Saberes 2017
Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
Subárea: Lingüística
Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto
Título |
Como a escola lida com a variação linguística nas aulas de língua materna? |
Autores |
LUANA VELOSO TOLENTINO ALVIM (Autor) Soélis Teixeira do Prado Mendes (Orientador) |
Resumo |
Este trabalho pretende discutir resultados parciais da pesquisa que está vinculada ao projeto “Ensino de Língua Portuguesa: estudo das práticas discursivas na educação básica das escolas de Mariana, Ouro Preto e seus distritos”, do Edital 11/2016 - PIVIC.1S/UFOP/2017-18, coordenado pela Profa. Drª Soélis Mendes. Entretanto, em função da limitação de tempo, discutiremos apenas os dados que foram obtidos junto a uma escola particular da cidade de Mariana, no que se refere ao tratamento dado à variação linguística nas aulas de língua materna para a 2ª. série do ensino médio. A metodologia para a realização desta pesquisa contemplou as seguintes atividades: a) assistir, observar e gravar em áudio 15 horas/aula de uma turma de 2ª. série do Ensino Médio, com consentimento dos atores envolvidos; b) produzir um diário de campo a partir das transcrições dos áudios obtidos; c) fazer uma análise dos documentos oficiais – PCN’s e CBC – no que diz respeito ao tratamento da variação linguística nas aulas de língua portuguesa; d) fazer uma análise do material didático utilizado nas aulas; e) realizar uma entrevista com a Professora sobre o ensino de língua materna e a questão da variação no PB; f) fazer uma análise qualitativa, com base no referencial teórico, das aulas observadas, comparando as práticas realizadas, o material didático utilizado, as respostas dadas ao questionário e o que preconizam os documentos oficiais. Até o presente momento, foi possível verificar que o docente cujas aulas foram observadas se concentra no que as Gramáticas Tradicionais propõem quanto ao ensino de língua portuguesa sem, entretanto, fazer considerações acerca de variação linguística em qualquer nível: fonológico, morfossintático, lexical e semântico. Quanto ao material didático, que foi produzido pelo docente, por determinação da direção da escola, não apresenta quaisquer discussões acerca desse tema. A entrevista feita com o docente retratou a forma como suas aulas são conduzidas. |