Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: X Mostra Pró-Ativa

Área: MOSTRA PRÓ-ATIVA

Subárea: Pró-Ativa

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Construção de objetos de aprendizagem para incentivar o aprendizado virtual e interativo na graduação médica.
Autores
MATHEUS ZEFERINO DO CONDE (Autor)
Adriana Maria de Figueiredo (Orientador)
Resumo
O uso do da Plataforma Moodle significa um grande avanço nos recursos tecnológicos disponíveis nas disciplinas voltadas para a educação em saúde no curso de Medicina. Tal avanço traz desafios no que diz respeito a estruturação de materiais didáticos adequados para complementar as ações pedagógicas. O projeto “Construção de objetos de aprendizagem para incentivar o aprendizado virtual e interativo na graduação médica” continuou utilizando o software livre Moodle, visto que a UFOP já tem experiência com esse programa e por permitir a customização de seus recursos devido à seu código aberto, objetivando uma reestruturação das disciplinas do curso de medicina MED101 e MED111 apoiada na construção e disponibilização de “Objetos de Aprendizagem”, os quais buscam estimular os alunos a buscarem o conhecimento e propiciar um modo de aprendizagem eficaz. Nesse sentido, foram analisados diferentes recursos do Moodle e definidas as ferramentas para garantir a comunicação entre os estudantes e seus grupos. Desse modo, o Ambiente Virtual de Aprendizagem(AVA) das disciplinas foi reestruturado e também foram construídos e disponibilizados, Objetos de Aprendizagem(imagens, vídeos, páginas web) para disciplinas da graduação em medicina, os quais podem ser compartilhados. Tais objetos estarão disponíveis para aplicação nas disciplinas do semestre 2017/2, sendo utilizados para estimular a aprendizagem, apoiando os processos educacionais.
Voltar Visualizar PDF