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Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Ciências Sociais

Título
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR COMO REPRODUÇÃO DA ESTRUTURA SOCIAL DE DESIGUALDADES
Autores
Mayara Yasmin Aguiar da Silva (Autor)
Maria Valéria Barbosa (Orientador)
Resumo
A partir do referencial teórico de Michael Apple sobre base curricular, a presente pesquisa tem como finalidade compreender o histórico da elaboração e as implicações da Base Nacional Comum Curricular na educação brasileira. Parte-se do pressuposto de que este documento visa reproduzir a ideologia de uma classe dominante e atender a uma demanda de manter o status quo de uma burguesia que requer mão de obra barata e escolarizada para trabalhar para si, portanto provê uma educação fragmentada, tecnicista e classista, que não prepara o indivíduo para construir um pensamento crítico a cerca dos problemas sociais latentes, o que se intensifica na educação pública onde estudam, em sua maioria, os filhos da classe trabalhadora. O procedimento metodológico utilizado é pautado em uma perspectiva crítica tendo como referência a pesquisa de cunho bibliográfico. Inicialmente se analisou a documentação referente à Base Nacional Comum Curricular, o seu percurso, as entidades e seus representantes presentes nas duas primeiras fases do processo e as versões resultantes destas fases. Por fim, se analisou a versão final, suas implicações e o significado do embate entre as forças e a vitória do grupo tecnocrata que se encontra à frente do MEC, neste momento. Ao final desta primeira fase se constatou que a hipótese inicial estava correta. Dando prosseguimento, a pesquisa, ainda em fase inicial, será desenvolvida agregando a leitura das principais obras de Michael Apple sobre currículo, complementando esta abordagem e visando apontar uma perspectiva de superação desta situação, serão utilizadas as leituras das obras de Antonio Gramsci sobre emancipação humana e Escola única, assim buscar-se-á compreender de forma mais analítica o poder e o alcance de um currículo de base nacional, mas também apontar uma possibilidade de superação.
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