Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: X Mostra Pró-Ativa

Área: MOSTRA PRÓ-ATIVA

Subárea: Pró-Ativa

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Direito, câmera e ação
Autores
FABIANO OLIVER DA SILVA (Autor)
Claudio Henrique Ribeiro da Silva (Orientador)
Resumo
O Projeto “Direito, Câmera e Ação” foi criado no Departamento de Direito da UFOP com o objetivo de produzir materiais didáticos em vídeo para as disciplinas do Curso de Direito (especialmente aquelas ligadas aos ramos de Direito Civil e Empresarial), e assim fornecer ferramentas que contribuam no processo de aprendizagem dos acadêmicos em direito.As atividades do projeto se concentram na produção de vídeos de curta-duração, disponibilizados através da plataforma Youtube de forma gratuita, com objetivo de criar uma mídia didática e dinâmica, complementar à bibliografia de disciplinas do curso de bacharelado em Direito. De conteúdo interativo e humorístico os vídeos procuram aprofundar as discussões suscitadas em sala, com animações, apresentação de gráficos e ilustrações, roteiros protagonizados pelos próprios alunos, entre outros recursos, capazes de potencializar o aprendizado e desenvolver o interesse dos estudantes pelos temas jurídicos contemplados.O Direito, Câmera e Ação tem sido um laboratório para a recepção de novas tecnologias pelos estudantes, ao permitir a geração de material diretamente relacionado às dúvidas apresentadas pelos discentes e às críticas dos inscritos no canal ou outras plataformas de divulgação. Some-se a isso a apresentação leve e bem humorada de roteiros elaborados para facilitar a compreensão dos conteúdos e a análise critica dos problemas enfrentados, e temos como resultado, além dos vídeos didáticos a todos acessíveis, a efetiva experimentação (sem risco) no campo da didática jurídica. Parte do material já está sendo utilizado pelos alunos, e também acessado pela comunidade em geral pela rede mundial de computadores.
Voltar Visualizar PDF