Publicado no Encontro de Saberes 2017
Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
Subárea: Pedagogia
Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto
Título |
COMBATE E ERRADICAÇÃO DA DENGUE: CONTRIBUIÇÕES DAS AULAS DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Autores |
ELAINE LUCIANA REIS DA SILVA (Autor) Jacks Richard de Paulo (Orientador) |
Resumo |
Recentemente os meios de comunicação vêm contribuindo significativamente para divulgação de diversos tipos de informações em relação ás epidemias que assolam a humanidade na contemporaneidade e sobre a necessidade de se promover a conscientização populacional. No entanto, percebe-se que tais informações têm contemplado, principalmente, jovens, adultos, idosos e, ainda de forma muito incipiente as crianças. Desta forma, o objetivo principal desta investigação consistiu em analisar se ocorre e de que maneira a adaptação de informações digitais e analógicas provenientes dos meios de comunicação pelos professores, no período de 2010 a 2016, para abordarem sobre a dengue nas aulas de Geografia nos anos iniciais da Educação Básica da rede pública municipal de ensino das cidades de Ouro Preto e Mariana-MG. Acredita-se que ao analisar e compartilhar o saber fazer pedagógico dos professores, suas preocupações e suas atitudes frente à temática em questão, pode-se contribuir para que os educadores possam ter acesso á novas possibilidades de ensino e de aprendizagem para trabalharem com as crianças. Por fim, partimos do pressuposto de que ao tentarmos nos aproximar das práticas dos docentes voltadas para o processo de ensino e de aprendizagem de crianças, em destaque em relação à temática sobre a dengue, pode-se dar melhor visibilidade a amplitude e complexidade deste campo de pesquisas para que possamos de fato centralizar forças e novas possibilidades práticas para combatermos a dengue. |