Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Pedagogia

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
COMBATE E ERRADICAÇÃO DA DENGUE: CONTRIBUIÇÕES DAS AULAS DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores
ELAINE LUCIANA REIS DA SILVA (Autor)
Jacks Richard de Paulo (Orientador)
Resumo
Recentemente os meios de comunicação vêm contribuindo significativamente para divulgação de diversos tipos de informações em relação ás epidemias que assolam a humanidade na contemporaneidade e sobre a necessidade de se promover a conscientização populacional. No entanto, percebe-se que tais informações têm contemplado, principalmente, jovens, adultos, idosos e, ainda de forma muito incipiente as crianças. Desta forma, o objetivo principal desta investigação consistiu em analisar se ocorre e de que maneira a adaptação de informações digitais e analógicas provenientes dos meios de comunicação pelos professores, no período de 2010 a 2016, para abordarem sobre a dengue nas aulas de Geografia nos anos iniciais da Educação Básica da rede pública municipal de ensino das cidades de Ouro Preto e Mariana-MG. Acredita-se que ao analisar e compartilhar o saber fazer pedagógico dos professores, suas preocupações e suas atitudes frente à temática em questão, pode-se contribuir para que os educadores possam ter acesso á novas possibilidades de ensino e de aprendizagem para trabalharem com as crianças. Por fim, partimos do pressuposto de que ao tentarmos nos aproximar das práticas dos docentes voltadas para o processo de ensino e de aprendizagem de crianças, em destaque em relação à temática sobre a dengue, pode-se dar melhor visibilidade a amplitude e complexidade deste campo de pesquisas para que possamos de fato centralizar forças e novas possibilidades práticas para combatermos a dengue.
Voltar Visualizar PDF