Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: II Mostra da Pós-Graduação

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Artes Cênicas

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
Nós: o entrelaçamento do som e imagem cênica no espetáculo do grupo galpão enquanto dramaturgia sonora
Autores
OTÁVIO NEVES (Autor)
Elen de Medeiros (Orientador)
Ernani Maletta (Co-Orientador)
Resumo
O Nós, espetáculo do Grupo Galpão, criado em 2015, com direção de Márcio Abreu, é tomado aqui como exemplo para investigar o entrelaçamento dos sons e da imagem cênica enquanto elementos autônomos, que se integram e se unificam na cena a fim de compor aquilo que denominamos dramaturgia sonora. O espetáculo Nós do Galpão mostra sua musicalidade e seus signos narrativos que nos faz lembrar de elementos que marcam e registram a história do grupo, porém o foco no espetáculo tomado como corpus ocorreu pela potente narrativa de seus códigos e signos sonoros nas cenas. Os elementos sonoros dão continuidade às ações ou simplesmente se fundem às imagens. A dramaturgia sonora constrói efeitos que se tornam provocações cênicas no espetáculo, como a violência, a intolerância e a convivência com a diferença, representadas na cena pelos sons e pelo texto. Os elementos sonoros dramatizam e complementam o texto como efeitos modificadores, de que a imagem cênica se apropria. Os sons e as músicas do espetáculo preenchem as lacunas das histórias, com efeitos sonoros e canções cantadas pelo Grupo, em arranjos polifônicos que narram melodicamente o texto constituinte. As melodias, letradas ou apenas instrumentalizadas pelo Galpão, mostram a potência de suas narrativas. A dramaturgia, embora ainda seja associada ao texto, é aqui tomada por outro prisma, que encara sua importância além do elemento textual na cena, estreitando o foco para que o discurso sonoro se sobressaia. A força narrativa dos sons no espetáculo mostra como os componentes sonoros se potencializam no palco à medida que os outros elementos surgem. Refletir sobre o deslocamento desses signos e sua construção dramatúrgica é pesquisar as criações de sonoplastia do espetáculo e entender como elas contribuem com os demais elementos cênicos na representação. Significa também buscar compreender, através da análise do espetáculo Nós do Grupo Galpão, como as dramaturgias se comunicam na cena.
Voltar Visualizar PDF