Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: X Mostra Pró-Ativa

Área: MOSTRA PRÓ-ATIVA

Subárea: Pró-Ativa

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Conteúdos Audiovisuais no Ensino da Disciplina Cinesiologia dos Cursos de Educação Física da UFOP
Autores
ALEXANDRE LUCAS DA SILVA PEREIRA (Autor)
Matheus Henrique de Abreu Loreto (Co-Autor)
Alana Patricia de Freitas Camelo (Co-Autor)
Elcio Rodrigues das Dores (Co-Autor)
Renato Melo Ferreira (Co-Orientador)
Emerson Filipino Coelho (Co-Orientador)
Francisco Zacaron Werneck (Co-Orientador)
Everton Rocha Soares (Orientador)
Resumo
A utilização de recursos audiovisuais constitui uma importante ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem. Adicionalmente, o estudo do movimento humano, de suas estruturas e funções em diferentes contextos do cotidiano, esportes e exercícios físicos, são, por sua vez, complexos. O objetivo deste projeto foi desenvolver ferramentas pedagógicas de ensino que se adequem a realidade das novas gerações, disponibilizando conteúdos audiovisuais online de modo a facilitar e fortalecer a disciplina Cinesiologia dos cursos de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto. Foram filmadas oito horas de vídeos durante coleta de dados com atletas de Ginástica de Trampolim nos Campeonatos Estadual e Brasileiro por idades. A partir da aquisição e edição das imagens obtidas, foram elaborados vídeos que demonstram planos e eixos de movimento humano, ações osteocinemáticas, musculares e de alavancas mecânicas. Os vídeos editados serão disponibilizados via plataforma Moodle e poderão ser utilizados em aulas presenciais expositivas, bem como acessado livremente pelos discentes matriculados na disciplina. Conclui-se que este projeto vinculado ao Programa Pro-Ativa desenvolveu de forma efetiva, recursos de apoio às aulas presenciais, oportunizando aos discentes novas ferramentas audiovisuais ao conteúdo ofertado na disciplina Cinesiologia.
Voltar Visualizar PDF