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Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XVIII Seminário de Extensão

Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

Subárea: Educação

Título
Projeto de Iniciação e Formação esportiva no Handebol
Autores
PEDRO HENRIQUE LIMA DE OLIVEIRA (Autor)
Rodrigo Santos Galante (Co-Autor)
Johnny Stephens Reis Pimenta (Colaborador)
Gabriel Toledo Lanna Mafra (Colaborador)
Emerson Filipino Coelho (Co-Orientador)
Francisco Zacaron Werneck (Co-Orientador)
Leandro Vinhas de Paula (Orientador)
Resumo
É notório a carência no Brasil de projetos contínuos e estruturados que oportunizem a prática desportiva sistemática desde da iniciação ao processo contínuo de formação desportiva no handebol, fomentando espaços de lazer. Nesse sentido, o objetivo desse projeto é promover o desenvolvimento do handebol no âmbito das diferentes etapas de iniciação e formação esportiva direcionados à comunidade externa (alunos da rede pública e privada de Ouro Preto), fundamentado em abordagem de ensino ecológicas (Escola da bola, Iniciação esportiva universal, etc.) e de manuais de ensino do handebol sugestionados pela Federação Internacional de Handebol. Ao longo do seu desenvolvimento, o projeto consolidou-se até o presente momento em três núcleos: (1) Núcleo UFOP (Períodos matutino e vespertino, duas vezes na semana, 4 horas semanais, atendendo de 30 a 40 alunos); (2) Núcleo Dom Veloso (Período matutino, duas vezes na semana, 2 horas semanais, atendendo de 20 a 30 alunos); (3) Núcleo Padre Afonso de Lemos (Período vespertino, duas vezes na semana, 4 horas semanais, atendendo de 15 a 25 alunos). Neste iniciativa, o processo de ensino - aprendizagem -treinamento no handebol busca desenvolver as habilidades coordenativas, técnico-táticas e a capacidade de jogo dos alunos vinculados ao projeto, onde a idade dos alunos oscila de 8 a 14 anos. As atividades ou formas jogadas desenvolvidas buscam se assemelhar aos princípios de jogo, tal como o mini-handebol. Para os alunos mais avançados são desenvolvidas as capacidades defensivas e ofensivas individuais através de pequenos jogos de 1 contra 1 a 4 contra 4 em condições de igualdade, superioridade e inferioridade numérica. Por fim, apesar de todas as dificuldades desde sua implantação e sem recursos, o desenvolvimento de forma ampla e irrestrita da modalidade necessita de ajustes, porém, sucessivos êxitos tem sido alcançados tendo como foco a implantação das equipes da universidade até 2019.
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