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Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Letras

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
Ensino de Português, como segunda língua (L2), para alunos surdos, em uma escola da cidade de Mariana MG.
Autores
VANESSA SOUZA DE PAULA (Autor)
Dayse Garcia de Miranda (Orientador)
Resumo
Trata-se de projeto de ensino de Língua Portuguesa, como segunda língua , a partir do uso da língua de sinais como base comunicativa, realizado na Escola Municipal Monsenhor José Cota, cidade de Mariana , Minas Gerais, com 2 alunos surdos incluídos nas series iniciais do Ensino Fundamental. Os alunos são atendidos no contra turno escolar, 1 (uma) vez por semana , 90 minutos de aula. Essa pesquisa apóia-se em Lacerda e Lodi ( 2009) e reconhece a necessidade de se considerar a interação entre escrita e os valores socioculturais que a determinam, a partir do uso em diferentes práticas sociais de linguagem. Esta proposta de pesquisa tem como norte à continuidade do Projeto de Iniciação Cientifica, Edital 09 e 10/2016 PROBIC/PIVIC/FAPEMIG/UFOP, iniciou-se em março de 2016. Nesta fase, 2017/ 2018, intenciona-se à aplicação de um Material Didático - específico - confeccionado e cedido pela professora, especialista na educação de surdos, da Prefeitura de Belo Horizonte , Minas Gerais, Luciana Freitas. Esse Material refere a história intitulada “A verdadeira história dos três porquinhos” que a partir da narrativa propõe atividades visuais proporcionando aos alunos uma tentativa de produção autônoma de interpretação textual apoiada pela Língua de sinais e em Língua Portuguesa em sua modalidade escrita como segunda língua. Nesta fase da pesquisa tem-se como foco o letramento visual e tenciona-se analisar as contribuições deste Material Didático no aprendizado dos alunos quanto à Língua Portuguesa escrita. Assim , mais uma vez, pretende-se sustentar a tese de vários pesquisadores que o sucesso na aprendizagem de uma outra língua, por parte dos alunos surdos, deva estar, constantemente, apoiada no uso da Língua de Sinais (L1). Nossos agradecimentos a Escola Municipal Monsenhor José Cota que permitiu a presença da bolsista voluntária durante todo esse período em sua sede e também aos familiares e alunos que autorizaram a coleta dos dados.
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