Publicado no Encontro de Saberes 2017
Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
Subárea: Letras
Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto
Título |
Ensino de Português, como segunda língua (L2), para alunos surdos, em uma escola da cidade de Mariana MG. |
Autores |
VANESSA SOUZA DE PAULA (Autor) Dayse Garcia de Miranda (Orientador) |
Resumo |
Trata-se de projeto de ensino de Língua Portuguesa, como segunda língua , a partir do uso da língua de sinais como base comunicativa, realizado na Escola Municipal Monsenhor José Cota, cidade de Mariana , Minas Gerais, com 2 alunos surdos incluídos nas series iniciais do Ensino Fundamental. Os alunos são atendidos no contra turno escolar, 1 (uma) vez por semana , 90 minutos de aula. Essa pesquisa apóia-se em Lacerda e Lodi ( 2009) e reconhece a necessidade de se considerar a interação entre escrita e os valores socioculturais que a determinam, a partir do uso em diferentes práticas sociais de linguagem. Esta proposta de pesquisa tem como norte à continuidade do Projeto de Iniciação Cientifica, Edital 09 e 10/2016 PROBIC/PIVIC/FAPEMIG/UFOP, iniciou-se em março de 2016. Nesta fase, 2017/ 2018, intenciona-se à aplicação de um Material Didático - específico - confeccionado e cedido pela professora, especialista na educação de surdos, da Prefeitura de Belo Horizonte , Minas Gerais, Luciana Freitas. Esse Material refere a história intitulada “A verdadeira história dos três porquinhos” que a partir da narrativa propõe atividades visuais proporcionando aos alunos uma tentativa de produção autônoma de interpretação textual apoiada pela Língua de sinais e em Língua Portuguesa em sua modalidade escrita como segunda língua. Nesta fase da pesquisa tem-se como foco o letramento visual e tenciona-se analisar as contribuições deste Material Didático no aprendizado dos alunos quanto à Língua Portuguesa escrita. Assim , mais uma vez, pretende-se sustentar a tese de vários pesquisadores que o sucesso na aprendizagem de uma outra língua, por parte dos alunos surdos, deva estar, constantemente, apoiada no uso da Língua de Sinais (L1). Nossos agradecimentos a Escola Municipal Monsenhor José Cota que permitiu a presença da bolsista voluntária durante todo esse período em sua sede e também aos familiares e alunos que autorizaram a coleta dos dados. |