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Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: II Mostra da Pós-Graduação

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Educação

Título
FORMAÇÃO INICIAL E IDENTIDADE DOCENTE: PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA ACERCA DO OFÍCIO DE PROFESSOR
Autores
MARIA CECÍLIA PEREIRA SOARES (Autor)
ANA CRISTINA FERREIRA (Orientador)
Resumo
A formação inicial em cursos de Licenciatura em Matemática é um período primordial para os futuros professores refletirem sobre suas próprias experiências como alunos da Educação Básica e ampliarem suas percepções acerca do ofício de professor. O foco do presente estudo é o processo de construção da identidade docente na formação inicial e, mais especificamente, a percepção do ofício de professor de Matemática e como a mesma se transforma (ou não) ao longo da formação inicial. O estudo se embasa na noção de identidade docente e ofício de professor, bem como na literatura sobre formação inicial de professores de Matemática. Nessa pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, acompanhamos alunos de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do interior de Minas Gerais ao longo de três semestres letivos. No momento, estamos iniciando o acompanhamento do 3º semestre (2017-2). Utilizamos a observação de aulas das disciplinas de Prática de Ensino e de Estágio Supervisionado, a produção de reflexões escritas pelos licenciandos, bem como diário de campo, questionário e entrevistas como fontes para a produção de dados. Uma análise preliminar dos dados evidencia que os participantes percebem o ofício de professor de Matemática como desvalorizado socialmente, apesar de demandar grande esforço. Os licenciandos percebem claramente a importância e as responsabilidades desse ofício e levantam como dificultador o fato de não se sentirem preparados para trabalhar com os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem ou alguma deficiência. A maioria percebe que o ofício de professor de Matemática demanda conhecimentos além dos matemáticos, envolve a construção de uma relação com os alunos e exige constante reflexão e busca por aprimoramento. Também há indícios de que atribuem considerável importância às disciplinas cursadas ao longo do curso, contudo, acreditam que é na prática que um professor aprende a lecionar.
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