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Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: II Mostra da Pós-Graduação

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Artes Cênicas

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Título
Percurso: uma prática teatral a partir da cidade e na cidade.
Autores
FELIPE EDUARDO LOPES DA CUNHA (Autor)
Resumo
Na cena contemporânea identifica-se uma prática que tem se tornado recorrente, pautada na ideia de caminhar pela cidade. A partir desta proposta, a pesquisa em andamento consiste na investigação do conceito de percurso como prática-procedimento de criação artística no teatro. Com a finalidade de compreender o percurso como procedimento de criação e de propiciar pesquisa na área das artes cênicas, faz-se pertinente a compreensão das experiências situacionistas, em particular, a prática de deriva, termo recorrente em diversas criações contemporâneas influenciadas por essa experiência dos anos 60 e que contribui para essa discussão como um possível eixo de investigação. Partindo das noções de percurso e de deriva, a pesquisa de caráter teórico-prático, consequentemente, busca retratar sobre os possíveis atravessamentos dessa relação na cena expandida. Sendo assim, pretende-se identificar tal fenômeno em alguns espetáculos e/ou processos criativos, de modo a permitir, metodologicamente, uma análise mais detalhada oferecida pelo estudo de caso dos mesmos. Nesse sentido, procura-se refletir acerca dos principais fatores que determinados grupos buscam na experiência do percurso, para a elaboração de argumentos que acompanham este movimento de prática política que se apresenta na relação da arte com a cidade.
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