Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: II Mostra da Pós-Graduação

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
INTERPRETAÇÃO DOS ENUNCIADOS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: um estudo com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental
Autores
CLARISSA ALVES DE OLIVEIRA (Autor)
Resumo
Esse trabalho tem como foco a interpretação de enunciados de problemas matemáticos por alunos do Ensino Fundamental. Seu objetivo é avaliar o potencial didático de um conjunto de atividades no sentido de promover avanços no processo de compreensão dos enunciados de problemas e, a partir daí, na construção de estratégias adequadas para a sua resolução. Assim, construímos, com base na literatura de pesquisa na área de Educação Matemática, um conjunto de atividades e as apresentamos a uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Minas Gerais. As atividades envolveram: leitura e escrita, que, segundo Carrasco (2001) possibilitam ao aluno extrair os verdadeiros significados daquilo que é lido; oralidade, pois “estimulando esse falar, estamos permitindo que os alunos modifiquem conhecimentos prévios e construam novos significados para as ideias matemáticas.” (SMOLE; DINIZ, 2001, p.17); formulação de problemas, que segundo Medeiros e Santos (2007), constituem um rico potencial didático no desenvolvimento da criatividade, da cidadania e pensamento crítico do aluno e; teatralização de situações problema, com encenações e mímicas, que, conforme Machado (2009), estimulam a capacidade de imaginação e contextualização, uma vez que as abstrações matemáticas residem no polo da imaginação, criando uma relação natural entre a matemática e o teatro. A pesquisa ainda se encontra em fase de análise, embora comparando as sondagens inicial, intermediária e final, já se possa perceber uma ampliação de vocabulário e maior cautela na leitura dos enunciados por parte dos alunos que vivenciaram a experiência.
Voltar Visualizar PDF