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Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: II Mostra da Pós-Graduação

Área: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Subárea: Matemática

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
REFLEXÕES SOBRE SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Autores
ALINE AMANDA SOUSA LOPES SODRÉ (Autor)
Marger da Conceição Ventura Viana (Orientador)
Resumo
A Educação Financeira é um tema relevante no cenário brasileiro principalmente na atual situação econômica em que vive o país. Está relacionada aos conteúdos da Matemática Financeira abordados na disciplina Matemática na Escola Básica. Apesar de ser um tema importante para a formação do estudante é possível verificar uma grande defasagem desse conteúdo de ensino na Escola Básica. É possível que um dos motivos seja o formato técnico e mecanicista de sua abordagem na escola. Há relatos de que estes conteúdos são apresentados aos alunos com o único objetivo de efetuar cálculos e, às vezes com ferramentas descontextualizadas. No entanto, é importante que esse tema seja utilizado para educar o aluno de forma que ele tenha capacidade para tomar decisões relacionadas à sua vida financeira, desse modo contribuindo para seu exercício da cidadania. Nesse sentido, o objetivo de nossa investigação é verificar os efeitos de uma sequência didática referente ao assunto Juros Compostos construída para ser desenvolvida com alunos do Ensino Médio no sentido de educá-los de acordo com os princípios da Educação Financeira. Espera-se que tal sequência didática seja relevante para a Educação Matemática do aluno, pois ele terá participação ativa no processo de ensino e aprendizagem ao construir seu próprio conhecimento em relação á Educação Financeira. Assim, espera-se poder elaborar um produto educacional que possa ser útil aos professores interessados neste assunto. A investigação tem abordagem qualitativa e está baseada na Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau e em resultados de pesquisas em Educação Financeira Escolar. O estudo está sendo realizado em uma turma do ensino médio de uma escola da rede privada de Belo Horizonte (MG).
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