Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Filosofia

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
O CONCEITO DE PENSAMENTO NO LIVRO SOBRE A QUESTÃO Do PENSAMENTO EM HEIDEGGER.
Autores
JOSUE DA SILVA FERNANDES (Autor)
Resumo
O trabalho que se apresenta na sequência , tem como propósito estudar o conceito de pensamento em Heidegger através do livro Sobre A Questão do Pensamento . Na perspectiva que Heidegger tem dentro dessa obra, vai um pouco além: através de outros autores verificamos a possível relação entre pensamento e corpo. Sendo o corpo o lugar do pensamento ,é preciso situar na história e evolução desse ente, na procura de melhor associá-lo à perspectiva Heideggeriana. Com isso, são apresentadas duas chaves que contribuem na análise da obra desse autor. A primeira chave é um passeio sobre a história do corpo . A segunda chave é a releitura do conceito de símbolo sagrado, que busca unificar a dimensão corpo-ente manifesto e a dimensão imanifesta, que nos permite elaborar a ideia de corpo. Através da introdução feita no trabalho e das duas análises chega-se à conclusão de que é através do corpo que o ente, dado como todos os entes presentes na realidade, que se situa a consciência humana. Nele, o Ser se revela Tempo, através da questão do pensamento . É somente esse ente-corpo humano que testemunha o fenômeno Ser e Tempo como acontecimento, através do colocar-se em questão, ou seja, do pensamento . A discussão sobre O Ser e o Tempo é central em Heidegger. Contudo discutir esses temas no livro Sobre a questão do pensamento é ser dirigido para um outro viés de exploração desse assunto. Para isso, é fundamental no texto compreender que a maneira de lidar com esses elementos escapa ao processo de formação desenvolvido pelo ocidente. Para ele, o ocidente transformará Tempo e Ser em coisas, ou seja, reduzirá esses fenômenos à relação sujeito e objeto. Em alguns momentos, ele sugere a ruptura com essa dinâmica de pensamento e proporá a descoisificação dos fenômenos tempo e ser. Porque não dá para lidar com esses fenômenos como se fossem coisas objetivas dadas na realidade.
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