Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: II Seminário de Monitoria

Área: MOSTRA MONITORIA

Subárea: MONITORIA

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Monitoria da Disciplina CSA-140 Microeconomia II
Autores
MARCIO VINICIUS DE OLIVEIRA (Autor)
Victor Maia Senna Delgado (Orientador)
Resumo
A microeconomia é um ramo da economia que busca analisar o comportamento individual dos agentes através da interação do mercado entre consumidor e firma quanto à decisão dos preços e da quantidade produzida de um determinado bem. A análise do mercado é provida através de hipóteses como a racionalidade dos agentes e o equilíbrio parcial. Para uma análise dos mercados é necessário à compreensão do conceito de equilíbrio geral que abre essa ideia de interação dos mercados. A disciplina de Microeconomia II é uma das três disciplinas ofertadas no curso de Ciências Econômicas da UFOP que abordam o estudo da área. Esta disciplina tem por objetivo analisar as estruturas de mercado, suas imperfeições como a perda de bem-estar social pela inclusão de impostos e subsídios, e as práticas de concorrência imperfeita no mercado. A disciplina também aborda o estudo da Teoria dos Jogos, que é o estudo de situações estratégicas que buscam o melhor retorno para quem está no jogo, os conceitos de incerteza que envolve as escolhas sob risco e economia da informação que busca analisar o quanto a informação ou a inexistência dela afeta as decisões econômicas. O objetivo da monitoria é auxiliar o aluno quanto a sanar dúvidas e revisão de conceitos que podem ter ficado de difícil compreensão durante as aulas. A principal atividade demanda na monitoria foi à resolução de exercícios que foram disponibilizados na plataforma Moodle e seus detalhamentos teóricos. Para o desenvolvimento da matéria estava disponível um conjunto de slides resumidos com os conteúdos apresentados em sala pelo professor, e o livro de Microeconomia do Pindyck e Rubinfeld. Na disciplina estavam matriculados 44 alunos, dos quais 8 eram frequentes mais de uma vez. Os frequentes a monitoria apresentaram bom desempenho na matéria, e os resultados mostram que as aulas ministradas eram suficientes para sanar o conhecimento dos alunos e que a monitoria servia mais para sanar dúvidas pontuais da matéria.
Voltar Visualizar PDF