Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Título
Ações formativas de docentes ofertadas pelas IES brasileiras – um breve panorama
Autores
LARISSA SOUZA MOREIRA (Autor)
Célia Nunes (Orientador)
Resumo
O campo da formação de professores tem se debruçado para os estudos sobre a docência universitária.O professor do ensino superior dentro de suas atribuições deve desenvolver atividades no campo do ensino,pesquisa e extensão.No entanto muitas vezes o professor que atua nesse segmento não possui uma formação específica voltada pra docência.Assim faz-se necessário criar espaços formativos da universidade onde o professor possa refletir e questionar a sua própria prática,buscando melhoria para as suas aulas.Nesse sentido desenvolvemos um estudo que buscou identificar diferentes programas de formação de professores do ensino superior.Utilizamos uma abordagem metodológica qualitativa em duas etapas.Uma consistiu no levantamento inicial de literatura possibilitando desenvolver uma etapa de fundamentação teórica sobre o tema permitindo compreender os desafios existentes na formação dos docentes universitários;na segunda etapa buscou-se identificar os programas de formação desenvolvidos nas instituições federais brasileiras.A coleta de dados foi feita a partir da consulta às páginas eletrônicas das instituições de ensino superior.Apos análise do material levantado compreendemos que os espaços formativos são de extrema importância para o professor,o que torna relevante a criação desses espaços pelas instituições,uma vez que na sua formação inicial esses professores não tiveram formação pedagógica.Entre os programas de formação identificados nas IES identificamos a necessidade do uso de estratégias que possam atrair os professores a participarem dessas ações,reconhecendo a importância do mesmo.Considera-se também a importância em trabalhar de forma contínua as questões que implicam a boa prática docente,por meio de ações diversificadas.Destacamos a importância da reflexão da prática educativa continua realizada de foma coletiva,dentro dos programas de formação,para que possa se obter resultados por meio da troca de experiencias.Esta pesquisa contou com apoio do PIBIC/CNPQ/UFOP
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