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Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: História

Título
ESCRITA, LEITURA E CULTURA ORAL NA TRADIÇÃO NATIVA MESOAMERICANA
Autores
Bruno Tomazela Pasquali (Autor)
Ana Raquel Marques da Cunha Martins Portugal (Orientador)
Resumo
Diversas sociedades desenvolveram mecanismos de escrita que foram gravados e transmitidos nas mais variadas formas de suportes. Entretanto, a arte da fabricação de livros que florescia no Velho Continente durante o século XV não ficou restrita a essa limitação geográfica, figurando na Mesoamérica com tamanha importância, essa região ficaria conhecida como "Amoxtlalpan ", terra de livros . A antiguidade dos manuscritos encontrados nessa região é datada desde o período clássico mesoamericano, por volta dos séculos III e VIII d.C, entretanto, a escrita pictográfica utilizada, remonta meados dos séculos IV e III a.C, registradas predominantemente em monólitos de pedra encontradas dentro de templos e palácios. Com a descoberta em 1986 do monólito de La Mojarra (datado de 156 d.C) e o aprofundamento das pesquisas a respeito do surgimento e aperfeiçoamento da escrita na América, as crescentes evidências demonstram que a elaborada escrita maia-yucateca, antes de chegar a seu apogeu, recebeu influências de diversas tradições distintas que floresceram na Mesoamérica. Segundo FISCHER(2009), a tradição zapoteca, considerada a mais antiga forma de escrita no continente, foi responsável por se disseminar pelo território que hoje compreende o centro-sul do México e grande parte de Honduras, servindo de base para o desenvolvimento das escritas posteriores. Mesmo inseridos dentro de uma realidade e um contexto quase totalmente distinto da que encontramos no mundo ocidental, as práticas de escrita e leitura, presentes no cotidiano indígena mesoamericano, podem ser interpretadas com a utilização de conceitos empregados por pesquisadores que se debruçaram em entender tais hábitos em outros períodos históricos. Nesse artigo nos limitaremos a analisar a influência da tradição oral na constituição e na adaptação de um sistema de transcrição e codificação da linguagem falada para os suportes de registro físicos além de tentar compreender como funcionava seu circuito de escrita/leitura.
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