Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: X Mostra Pró-Ativa

Área: MOSTRA PRÓ-ATIVA

Subárea: Pró-Ativa

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Criação e Disponibilização de conteúdo on line para melhoria do ensino e pesquisa na área de Pesquisa Operacional
Autores
ALINE MARINA LOPES (Autor)
Paganini Barcellos de Oliveira (Orientador)
Vinícius Fernandes Soares Mota (Co-Orientador)
Resumo
Em função da carência de um ambiente de fácil acesso e com conteúdo de qualidade, voltado para o ensino e pesquisa na área de Pesquisa Operacional(PO), este projeto desenvolveu um portal web para disponibilizar o conteúdo desenvolvido pelo Laboratório de Simulação e Otimização de Sistemas (LASOS) do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA). A criação do portal visa disponibilizar um conjunto de materiais, ferramentas didáticas, informações e experiências, para auxiliar o aprendizado de seu público alvo de forma acessível e prática, visando o desenvolvimento de projetos na área de PO e a redução da reprovação em matérias relacionadas. O portal permite à comunidade acadêmica, bem como a população, o acesso a conteúdos diversos, que incluem vídeo aulas, relatórios de iniciação científica, códigos, artigos, métodos e técnicas computacionais de otimização, que estão relacionadas ao escopo de atuação do LASOS. Após definir as especificações e levantar os requisitos necessários, foi escolhida a plataforma OpenScholar para o desenvolvimento do projeto. O OpenScholar tem como vantagens: não ser necessário a implementação de um banco de dados específico; estar alinhado ao padrão dos websites disponibilizados pela instituição, tais como as páginas da UFOP e do ICEA; a facilidade de hospedagem no servidor da universidade; bem como ser capaz de atender a todos os requisitos e especificações demandadas. Atualmente o portal, resultado deste projeto, encontra-se hospedado no servidor da UFOP, por meio do endereço eletrônico http://lasos.icea.ufop.br/.
Voltar Visualizar PDF