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Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: II Mostra da Pós-Graduação

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Título
A VALORIZAÇÃO DOCENTE EM NARRATIVAS DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
VALDETE APARECIDA FERNANDES MOUTINHO GOMES (Autor)
Célia Maria Fernandes Nunes (Orientador)
Karla Cunha Pádua (Co-Orientador)
Resumo
Apresentamos, nesta comunicação, os resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), na qual procuramos conhecer as concepções de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma cidade do interior de Minas Gerais sobre a valorização docente. Para isso, realizamos entrevistas narrativas com cinco professoras que lecionam em distintas regiões da cidade e levantamento bibliográfico sobre a temática, a partir dos quais constatamos que o conceito de valorização docente é polissêmico, uma vez que envolve aspectos objetivos e subjetivos da profissão. Os primeiros relacionam-se aos fatores que viabilizam o trabalho docente, especialmente, às políticas de formação, remuneração, condições de trabalho e carreira, as quais têm orientado, de maneira dominante, os estudos sobre a temática da valorização dos professores no Brasil. Já os aspectos subjetivos referem-se ao reconhecimento social da profissão e a realização profissional, destacando-se a centralidade das interações proporcionadas pelo exercício da docência. As narrativas das professoras enfatizaram a importância do desempenho escolar do aluno, da participação das famílias e da socialização entre os pares para a valorização docente. Sentir-se valorizado, ou não, é algo subjetivo, depende da percepção de cada professor que, individualmente, constrói suas relações com a profissão, com os alunos, as famílias e os pares ao longo de sua trajetória profissional. Entretanto, a subjetividade é influenciada por aspectos externos ao indivíduo e é construída mediante condições concretas de exercício da profissão, ou seja, as condições de trabalho. Ainda que a dimensão econômica seja a mais ressaltada pela mídia e pelos discursos políticos, verificamos que a estrutura física e material das instituições, bem como as possibilidades de formação continuada são essenciais para a promoção da valorização docente.
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