Publicado no Encontro de Saberes 2017
Evento: X Mostra Pró-Ativa
Área: MOSTRA PRÓ-ATIVA
Subárea: Pró-Ativa
Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Título |
Criação da disciplina “Tendências do Ensino Jurídico”, haja vista a necessidade do debate a sobre reformulação do ensino jurídico no Brasil |
Autores |
RAINER BOMFIM (Autor) Alexandre Gustavo Melo Franco de Moraes Bahia (Orientador) Taina Godoffredo Costa (Co-Autor) |
Resumo |
“Criação da disciplina ‘Tendências do ensino jurídico’ face à necessidade de reformulação do ensino jurídico no Brasil” tem por objetivo construir a reflexão que leva a problematizar os modos de se pensar a prática do ensino em Direito com a criação de uma disciplina eletiva no curso de Direito da UFOP. Nessa disciplina será proposta ao aluno, a partir da perspectiva de reconstrução e revisitação dos institutos jurídicos, oportunidade de apropriar-se criticamente das relações entre formulações teóricas sobre o direito, leituras do direito como fenômeno social e ensino jurídico. Essa apropriação determina que o aluno seja capaz de rever para além das premissas sobre as quais se apoiam as configurações de programa e das dinâmicas do binômio processo ensino-aprendizagem. O propósito central é capacitar os alunos a um tipo de reflexão que se atente para o caráter problemático, histórico e contingente da ciência do direito e que incorpore as implicações desse caráter necessariamente provisório do objeto de investigação e que veja o Direito como um sistema aberto à inclusão constante de novos direitos e de novos sujeitos. A articulação dessa perspectiva – construção de uma reflexão crítica sobre o direito – está no centro do processo de formação do futuro profissional de direito. De forma que a ideia central do projeto não é trazer respostas prontas, exclusivas e hermeticamente fechadas, mas sim criar uma Disciplina dentro da grade curricular da graduação que tenha como função apontar, ensinar, questionar e problematizar as formas de aprendizagem do ensino jurídico no Brasil atualmente. A metodologia do projeto foi a pesquisa bibliográfica. O projeto encontra-se finalizado, pois se produziu o do resultado do projeto, qual seja, um estudo sobre a necessidade do debate do tema programa pedagógico para a disciplina, planos de avaliação diferenciados, comparações com outras instituições de ensino, bem como sua estruturação e bibliografia da disciplina ao longo do semestre. |