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Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XVIII Seminário de Extensão

Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

Subárea: Educação

Título
Educação, Direitos Humanos e Diversidade Cultural
Autores
JOAO LUIS CARDOSO DE OLIVEIRA (Autor)
Bruno Camilloto Arantes (Orientador)
Fernanda Moutinho dos Santos Rocha e Silva (Co-Autor)
Isabel Oliveira Assunção (Co-Autor)
Resumo
O projeto Educação, Direitos Humanos e Diversidade Cultural é um projeto de extensão desenvolvido em parceria com a Fundação de Arte de Ouro Preto – FAOP que tem por objeto o desenvolvimento da Ética e Cidadania com os alunos secundarista no Núcleo de Arte, Restauro e Ofícios (ARO). O projeto propõe a discussão de temas básicos do Direito de forma associada à realidade dos alunos, buscando a participação e reflexão destes. Desenvolveu-se um diálogo sobre conceitos fundamentais como constituição, democracia, direitos humanos, separação dos poderes, dentre outros. Neste sentido, após a compreensão e discussão em aula passamos a trabalhar com conceitos como memória, pertencimento e patrimônio a partir dos locais de vivência dos alunos, levando em consideração também o local onde as aulas do projeto ocorrem, nas dependências da antiga FEBEM feminina de Ouro Preto. A partir da delimitação temática os extensionistas e o professor coordenador foram construindo discussões a respeito dos temas de interesse dos alunos do ARO. Os alunos extensionistas do projeto experimentaram os desafios de trabalhar com o processo educacional na medida em que tiveram de tratar os conteúdos do Direito de forma que os alunos do ensino fundamental II e médio pudessem compreendê-los e a conectá-los com a sua própria realidade. Houve um processo de aprendizado recíproco, uma vez que os extensionistas puderam aprimorar habilidades como de oratória, capacidade de síntese e compreensão de realidades distintas. Como metodologia, foram utilizadas aulas expositivas, aulas práticas e trabalhos de expressão, além de apresentação de vídeos, música, poesia, movimentos sociais e filmes como "Narradores de Javé ", onde de forma análoga ao filme, os alunos foram estimulados à narrar suas histórias junto com os professores, seus lugares de memória, pertencimento e patrimônio, colocando-os assim como produtores de conhecimento, e não meros receptores.
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