Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: I Mostra do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência

Área: MOSTRA PIBID

Subárea: PIBID

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Contribuições do PIBID/Ciências Sociais da UNESP Marilia ao ensino de Sociologia do Ensino médio. Estranhamento e Desnaturalização: a construção do olhar sociológico.
Autores
Isabelly Cristina Soares Rodrigues (Autor)
Julianne Cassia Santos Gonçalves (Co-Autor)
Maria Valéria Barbosa (Orientador)
Resumo
Este texto apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa que tem por objetivo problematizar as questões de cultura e construção social da identidade, como temas do ensino de Sociologia para educação básica no processo de aprendizagem de jovens de escola pública. O trabalho se pauta no método da pesquisa-ação, onde o diálogo entre conhecimento e ação estabelece o fio condutor da metodologia da pesquisa coletiva, direcionando para uma atuação coletiva e criando uma relação entre pesquisador e as pessoas do ambiente da pesquisa. Desenvolveu-se com todos os alunos do primeiro ano do ensino médio, da escola estadual Prof. Antônio de Baptista, localizada em um Núcleo habitacional de Marília. A partir da grade curricular do Estado de São Paulo, o Pibid de Ciências Sociais - Unesp Marília desenvolve e propõe atividades com a finalidade de proporcionar uma nova perspectiva para as metodologias de ensino em sala de aula. Ao decorrer do semestre, trabalhamos o conceito de cultura e as suas particularidades, propondo duas atividades para os alunos observarem outras culturas, espaços e as relações sociais ali presentes, as quais foram essenciais para a construção do olhar sociológico dos estudantes, isto foi feito por meio de um trabalho de campo. A segunda atividade fundamentava-se em discutir o processo de construção da identidade, já tendo como base a explicação dos conceitos de desnaturalização e as diferenças entre as relações sociais, abordados na pesquisa de campo. Após a realização dessas duas atividades, pudemos perceber uma notável mudança na participação dos alunos durante as discussões em aula, os alunos conseguiram relacionar experiências fora da escola com os textos e exemplos que criamos em sala. Sobre tudo, o objetivo dos trabalhos propostos encontrava-se em buscar uma maior apropriação dos alunos em relação ao conteúdo e conceitos de sociologia e isto foi plenamente alcançado.
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