Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: ENGENHARIAS

Subárea: Engenharia de Produção

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
Avaliação do Desempenho de Cursos de Pós-Graduação em Engenharia de Produção utilizando a Análise Envoltória de Dados
Autores
DIEGO AUGUSTO SCALIONI CHAGAS (Autor)
Helton Cristiano Gomes (Orientador)
Lásara Fábricia Rodrigues (Co-Orientador)
Resumo
Devido às crescentes exigências impostas pelas organizações, as instituições de ensino superior (IES) do Brasil possuem um importante papel em contribuir, por meio de cursos de graduação e pós-graduação, para o ingresso de milhares de jovens no mercado de trabalho. Visando aumentar a qualidade do ensino superior brasileiro, muitos esforços têm sido realizados, comprometendo grande parte do orçamento do governo para a educação, sendo, por isso, necessária a avaliação dos resultados obtidos. Para uma melhor alocação de recursos e avaliação de desempenho das IES, é necessário o uso de ferramentas de medição de eficiência, já que analisar apenas as saídas ou produtos dessas instituições não propicia uma visão completa em relação ao seu desempenho. Através dessas ferramentas, é possível avaliar como os recursos estão sendo utilizados e que resultados esses estão gerando. Entretanto, a literatura sobre a avaliação de IES no Brasil está carente de modelos quantitativos de avaliação da eficiência técnica que contemplem os múltiplos fatores envolvidos na atividade universitária. Sendo assim, esse projeto teve como objetivo avaliar, através da Análise Envoltória de Dados (DEA), a eficiência técnica de programas de pós-graduação em Engenharia de Produção oferecidos no Brasil. A escolha do curso de Engenharia de Produção deu-se devido ao baixo número de programas oferecidos nessa área e, os existentes serem bem diversos, ou seja, abrangem conteúdos bem distintos. Como resultado, foram determinados programas de referência, no qual novos programas a serem abertos, ou programas considerados ineficientes, podem se espelhar. Os resultados obtidos poderão guiar os gestores das IES na melhor alocação dos recursos disponíveis. Por fim, os resultados obtidos irão auxiliar o Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Ouro Preto na abertura de um curso de mestrado.
Voltar Visualizar PDF