Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS DA VIDA

Subárea: Fonaudiologia

Órgão de Fomento: Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho

Título
Conhecimentos sobre voz antes e após ações de promoção da saúde
Autores
Camila Cristina Camilo Mendes (Autor)
Luciana Tavares Sebastião (Orientador)
Mayra Cristina Pereira Barbosa (Co-Autor)
Resumo
Objetivo: Analisar a construção de conhecimentos sobre saúde vocal por alunos de Educação Infantil. Metodologia: A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas feitas antes e após ações de promoção da saúde vocal por meio de um minicurso realizado em foi realizado em 3 três encontros com frequência semanal e duração de aproximadamente 40 minutos cada. As entrevistas foram áudio-gravadas para posterior transcrição e análise. Foi critério de inclusão do aluno na pesquisa ter participado de, ao menos, dois encontros destinados à realização das ações de promoção da saúde vocal. Resultados: Participaram da entrevista inicial 35 alunos da escola municipal de educação infantil e 33 alunos na entrevista final. A idade dos participantes variou de quatro anos e cinco meses a cinco anos e nove meses, média de cinco anos e três meses. Com relação às estruturas do aparelho fonador, a laringe não foi relatada por nenhum aluno na entrevista inicial e foi citada por 15 (45,4%) alunos na entrevista final. Os pulmões também não relatados nas entrevistas iniciais foram citados na entrevista final por três (9%) alunos. Com relação à fisiologia da produção da voz, a vibração das pregas vocais, não relatada por nenhum participante na entrevista inicial, foi mencionada por quatro (12,1%) alunos nas entrevistas finais. Referente aos hábitos vocais saudáveis, a hidratação, não apontada na entrevista inicial, foi mencionada por dez (30,3%) alunos na final. A alimentação saudável foi citada por cinco (14,3%) alunos na entrevista inicial e por 11 (33,3%), na final. Com relação aos hábitos nocivos à voz, o gritar foi mencionado por um (2,8%) aluno na entrevista inicial e por 31 (93,9%) na final. Conclusão: A análise comparativa das respostas dos alunos nas entrevistas realizadas antes e após as ações de promoção da saúde vocal evidenciam a construção de conhecimentos sobre o tema, podendo contribuir para a incorporação de hábitos vocais saudáveis no cotidiano de vida da criança.
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