Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Letras

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
Cenografia de autoria feminina em Ana Cristina Cesar
Autores
BARBARA MARIA CHAVES BARBOSA (Autor)
Resumo
O projeto propõe uma investigação da cenografia de autoria feminina no projeto poético de Ana Cristina Cesar; por meio do estudo qualitativo de seu corpus poético, em especial dos livros publicados em vida (Cenas de Abril, Correspondência Completa, Luvas de Pelica e A teus pés), e de seus textos de crítica literária (Literatura não é documento – em especial os capítulos Heróis póstumos da província e Desafinar o coro –; Quatro posições para ler – em especial o subtítulo de trás para frente –; nove bocas da nova musa; o poeta fora da república: o escritor e o mercado; o poeta é um fingidor, malditos marginais hereges; literatura e mulher: essa palavra de luxo; riocorrente, depois de eva e adão...; excesso inquietante; e depoimento de ana cristina cesar no curso literatura de mulheres no Brasil) que colocam em cena reflexões acerca da escrita e autoria de um modo geral, e de uma ‘perfomance’ de mulher e uma possível escrita que se possa chamar de mulher. Seguindo a via de mão dupla em que se correspondem seus textos de autoria crítica e poética, a pesquisa buscará explicitar a discussão sobre autoria e escrita feminina, que se realiza nos/através dos textos de Ana. Buscará também, em segundo plano, investigar a formação da ‘imagem de autor’ atrelada ao sintagma ‘ana cristina cesar’.
Voltar Visualizar PDF