Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
Análise sobre as Contribuições da Utilização de Fotografias no Processo de Ensino de Geografia nos Anos Iniciais da Educação Básica
Autores
DANIEL PHILIPE DOS SANTOS ROCHA (Autor)
Jacks Richad de Paulo (Orientador)
Resumo
Esta pesquisa de cunho qualitativo foi desenvolvida em escolas municipais, que atendem os Anos Iniciais da Educação Básica, ambas situadas na cidade de Ouro Preto, localizadas no interior do Estado de Minas Gerais. Nesta investigação, como objetivo principal teve-se o intuito de analisar como se dá a produção de conhecimento sobre os fatos geográficos pelas crianças mediante a utilização de fotografias no processo de mediação pedagógica pelos professores do referido nível de ensino. Assim, para compreender se as fotografias vêm sendo utilizadas e sobre como são utilizadas, realizou-se consultas ao planejamento de aula dos professores no período de 2015 a 2016, totalizando 9 professores que atuam em três escolas da rede municipal de ensino de Ouro Preto. Percebemos que as fotografias podem ser inseridas no ensino de Geografia no referido nível de ensino, sob o intuito de proporcionar o debate com os alunos para análise crítica acerca dos fatos e fenômenos geográficos. No entanto, os dados desta pesquisa demonstram que ainda são pouco exploradas tais potencialidades do processo de mediação pedagógica pelas fotografias, principalmente, pela falta de vivências com tal realidade durante a formação inicial.
Voltar Visualizar PDF