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Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Ciências Sociais

Título
DIALOGO ENTRE LUKÁCS E GRAMSCI: UM ESTUDO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO
Autores
Renan Araujo Kell (Autor)
Ramon Andrew Bredes da Silva Santos (Co-Autor)
Gabriela Lente Branchini (Co-Autor)
Resumo
O presente trabalho buscará delinear precisamente o conceito de ideologia respaldado na filosofia de György Lukács (1885-1971), mais precisamente através de suas formulações sobre o próprio conceito de ideologia, apoiado em seu livro Para uma ontologia do ser social vl II (2013), tomando como premissa contrapor a compreensão que ao longo do processo histórico é difundida tanto no seio acadêmico quanto o que podemos dizer genericamente da própria esquerda, buscando demonstrar como o poder da ideologia esta necessariamente vinculada as lutas políticas, econômica, artísticas, sociais, jurídicas, educacionais e etc., ou seja, vinculada necessariamente a luta de classes no que remete-se a apreensão marxista, para tal buscaremos expor o projeto de lei denominado Escola Sem Partido, projeto de lei vinculado aos governos federais, estaduais e municipais brasileiro que tem início no ano de 2003. Perscrutaremos nos limites da formatação do trabalho, perpassar mesmo que introdutoriamente os seguintes temas: o conceito de ideologia; a dissimilitude de ideia e ideologia; o movimento do pôr teleológico singular e ideologia; as distinções e convergência dos conceitos de objetivação e alienação; a concatenação da estrutura e superestrutura do movimento concreto da realidade concreta; a constituição da ideologia; a imparcialidade, a naturalização cientifica e imparcialidade do conceito de ideologia e a escamoteação da luta de classes através da cientificidade positivista do projeto Escola Sem Partido, nos valendo dos ensinamentos de Antonio Gramsci (1981-1937) quanto ao conceito de hegemonia sobre a apreensão do estudo sobre o próprio conceito de ideologia. A presente pesquisa parte do arcabouço teórico-metodológico marxiano-lukácsiano, a partir do conceito de “totalidade concreta” e “mediação”, o que de certa forma já estavam contidos na obra marxiana, o princípio onto-metodológico do estudo da realidade concreta como “síntese de muitas determinações, através da obra acima citada.
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