Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS DA VIDA

Subárea: Zoologia

Órgão de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Título
A efetividade do uso de fitas adesivas na diminuição do número de colisões de aves em vidraças na Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP
Autores
CRISTIANO SCHETINI DE AZEVEDO (Orientador)
AMANDA CRISTINA LOPES (Autor)
Resumo
A colisão com vidraças é a segunda maior causa antrópica de mortalidade de aves, perdendo apenas para a destruição de habitats. As colisões ocorrem normalmente porque as vidraças estão refletindo o habitat do entorno, diminuindo a capacidade das aves em distinguir a barreira entre o ambiente real e o reflexo, ou porque as janelas são transparentes e as aves entendem que ali existe um corredor de passagem. Na UFOP, estas colisões se tornaram cada vez mais frequentes e o presente estudo teve como objetivo verificar a ocorrência de colisões em dois prédios da Universidade. Foram levantadas a riqueza e a abundância de espécies de aves que colidem com as vidraças dos prédios avaliados, além dos locais com maior número de colisões. Para isso, o perímetro externo dos dois prédios foi percorrido diariamente, entre as 14 e 16h, e todas as aves mortas foram identificadas. Até o momento, 10 indivíduos foram coletados após colidirem com as vidraças da UFOP, sendo sete colisões no ICEB (Instituto de Ciências Exatas e Biológicas) e três colisão no ENUT (Escola de Nutrição). Nove dos 10 indivíduos eram Passeriformes das familias Thraupidae (Tersina viridis, Tangara sayaca, Tangara cyanoventris, Tangara cayana e Tangara palmarum) e Turdidae (Turdus amaurochalinus e Turdus rufiventris), e um indivíduo pertencia à Ordem Piciformes, da família Picidae (Colaptes melanochloros). O local com o maior número de colisões até o momento foi a área próxima ao horto botânico do ICEB, com quatro colisões, seguido pela lateral esquerda da entrada do ICEB, com duas colisões. Nesses locais há a presença de grandes corredores envidraçados e muitas árvores frutíferas nos jardins do entorno. Diante desses resultados, haverá a inserção de fitas adesivas com o intuito de se averiguar se as colisões diminuirão com sua utilização.
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