Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Título
IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOB A PERSPECTIVA DOS AGENTES DE BASE EM EDUCAÇÃO: COMO O IDEB TEM MODIFICADO O COTIDIANO DAS ESCOLAS ATENDIDAS PELO PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA UFOP?
Autores
MARIA TEREZA DA SILVA PENA (Autor)
Breynner Ricardo de Oliveira (Orientador)
Resumo
O objetivo desta pesquisa é analisar as percepções que os profissionais da educação têm em relação ao IDEB e que transformações esse indicador têm gerado na ação cotidiana dos professores atendidos pelo Programa Escola de Gestores/curso de especialização em gestão escolar na UFOP. Pretende-se analisar o contexto no qual se dá a criação do IDEB e suas relações com a gestão escolar, além do papel dos profissionais da escola no processo de implementação de políticas públicas. O Ideb é o índice de desenvolvimento da educação básica, criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Foi formulado para medir a qualidade do ensino e subsidiar a discussão sobre a definição de metas para sua melhoria. A literatura tem indicado que tal indicador tem promovido mudanças na dinâmica cotidiana das escolas e no nível das secretarias de educação, responsáveis pela gestão de suas unidades escolares. Depende-se, portanto, da ação dos agentes de base que atuam na escola, ou seja, do conjunto de profissionais que exercem um conjunto de funções no dia-a-dia da escola. Tais atores são centrais porque traduzem e implementam as diretrizes contidas no projeto político pedagógico, eixo de articulação do trabalho formativo. Para o caso do Ideb, compreender como esses sujeitos agem e como pensam é importante para que se possa desvendar como a implementação das avaliações externas tem sido processada nas escolas e quais os possíveis desdobramentos por elas causadas. Nesse sentido, a formação continuada de professores da educação básica é uma das principais estratégias que o Ministério da Educação tem adotado para fortalecer a escola pública e contribuir para elevar o desempenho dos alunos matriculados. É neste contexto que o Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica se inscreve. Financiado pelo MEC e integrante do Plano de Desenvolvimento da Educação, objetivou contribuir com uma proposta de intervenção com vistas à melhoria do ens
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