Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Pedagogia

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Título
Os corpos infantis na educação inclusiva e especial – implicações na prática docente. Educação inclusiva - práticas docentes
Autores
CAROLINE CAROLINA DE AZEVEDO SILVA (Autor)
Carla Mercês da Rocha Jatobá Ferreira (Orientador)
Resumo
A pesquisa teve como objetivo central investigar a atuação dos professores diante de alunos que apresentam corpos em situação de deficiência. A investigação objetivou também o entendimento e a produção de subsídios teóricos que promovam, para a formação inicial e continuada de professores, a redução de adversidades e conflitos que podem culminar com o abandono escolar por parte das crianças e com o sofrimento e o adoecimento por parte dos docentes. A investigação foi realizada em uma escola pública da região dos Inconfidentes. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e documental. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram questionários, observações e entrevistas semi- estruturadas. O questionário foi dirigido a gestores e professores. As entrevistas semi-estruturadas foram realizadas com todos os sujeitos. As observações foram realizadas em sala de aula e no recreio, e o foco destas localizou-se nas dinâmicas de aprendizagem e interação social dos sujeitos/ alunos. Na análise dos dados relativos aos alunos os resultados destacam investimentos e posturas distintos, desde distanciamento das atividades pedagógicas a uma visível preocupação com a aprendizagem. Com os gestores constatou-se a preocupação com a inclusão como fenômeno educativo e a angústia diante dos alunos que não avançam na aprendizagem. Com relação à equipe educativa evidenciou-se o conhecimento relativo à inclusão, leis e instrumentos. Entretanto, impasses relativos às micropolíticas (professores/as regentes, professores/as de apoio, sala de recursos, direção) como mecanismos perturbadores do processo inclusivo foram evidenciados. Como pontos conclusivos, destaca-se que o processo de inclusão, na instituição, está atravessado por múltiplos fatores, e daí a necessidade de ser elaborado coletivamente demandando uma melhor interação da equipe educativa e um plano de trabalho para cada criança.
Voltar Visualizar PDF