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Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS DA VIDA

Subárea: Educação Física

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
Efeito da prática sistematizada no Ensino Infantil
Autores
CESAR MILAGRES DA SILVA (Autor)
Siomara Aparecida da Silva (Orientador)
Resumo
Os anos inicias da infância é um período intenso do crescimento e desenvolvimento motor importante para a vida toda. As brincadeiras exercem um papel fundamental nessa fase, pois configuram o universo da criança na variedade de ambientes e percepções que promovem o alcance global do sujeito. A sistematização da prática é de suma importância para proporcionar vivências que potencializem o desenvolvimento das capacidades dos alunos. Assim, o objetivo desse estudo foi comparar o efeito de aulas sistematizadas na Educação Física infantil. A amostra foi constituída por 84 alunos do ensino infantil de quatro e cinco anos de idade de ambos os sexos, do ensino público de Ouro Preto (MG). As crianças de 4 turmas foram divididas aleatoriamente em: Grupo Controle (GC) e Grupo Experimental (GE). A coordenação motora foi avaliada através da bateria de testes KTK (Khipard e Schilling, 1974) aplicada em dois momentos pré e pós intervenção. Entre os momentos no GE foi feita intervenção planejada e estruturada no desenvolvimento das habilidades de 18 aulas, enquanto o GC teve as aulas de Educação Física ministradas pelo Professor da escola. Ao comparar os valores brutos dos testes, o GE apresentou valores superiores ao GC em todos os testes, exceto do SM. Esses valores são diferentes significativamente nos testes TE e SL. Para identificar um grande efeito no comportamento motor, 18 aulas não são suficientes, em um estudo longitudinal esse efeito possivelmente possa ser percebido. A carência/ausência do planejamento nas aulas de educação física reflete nos resultados encontrados no GC em relação ao GE, que num primeiro momento apresentaram valores superiores em quase todas as tarefas e após as 18 semanas apresentaram valores inferiores. Os resultados obtidos revelam que os alunos da mesma escola, com o mesmo tempo de aula e as mesmas condições, apresentam desempenho desigual provavelmente ao conteúdo trabalhado de forma sistematizada no plano de ensino no qual o professor opta.
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