Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Ensino

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Título
Alquimia e óleos vegetais: atuação do PIBID Ciências em uma sequência didática investigativa
Autores
KATIA VIEIRA DA SILVA (Autor)
Fábio Augusto Rodrigues e Silva (Orientador)
Resumo
O trabalho realizado correlaciona a elaboração de uma sequência didática para o ensino de Ciências ao trabalho colaborativo entre sujeitos em diferentes níveis de formação e atuação docente. A finalidade desse projeto é agregar os saberes e vivências de docentes experientes e docentes em fase de formação, em um trabalho conjunto, na elaboração de uma sequência didática sobre Alquimia. O projeto desenvolveu-se através da análise dos dados obtidos dos diálogos do processo de elaboração da sequência didática, desenvolvida em reuniões regulares entre as docentes, uma professora experiente e uma licencianda em Ciências Biológicas. A partir da gravação e transcrição das reuniões foi possível destacar, organizar e analisar episódios que surgiram a partir da interação dos sujeitos da pesquisa. A análise do processo de elaboração conjunta da sequência didática demonstrou as dificuldades e possibilidades que emergiram desse trabalho colaborativo. A Sequência Didática desenvolvida integra o ensino da história da Ciência e de elementos interdisciplinares, objetivando reforçar o aprendizado no ensino de Ciências. Como resultado do trabalho conjunto entre as docentes, a sequência didática é constituída por atividades textuais, lúdicas e experimentais, desenvolvidas a partir de uma concepção de educação construtivista e flexível a aplicação do professor.
Voltar Visualizar PDF