Publicado no Encontro de Saberes 2017
Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
Subárea: Artes Cênicas
Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Título |
Teoria e prática do espectador teatral: mediação teatral com professoras e alunos dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas municipais e estaduais de Ouro Preto |
Autores |
GIULIA OLIVA DE ARAUJO (Autor) Davi de Oliveira Pinto (Orientador) |
Resumo |
Este relatório apresenta os resultados de uma pesquisa que consistiu no tema de teoria e prática do espectador teatral: mediação teatral com professoras e alunos dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas municipais e estaduais de Ouro Preto. A pesquisa tem como objetivos trocar conhecimento sobre mediação teatral com professoras e alunos(as) das escolas Municipal Professor Hélio Homem de Faria e Estadual Desembargador Horácio Andrade, além de iniciar o meio da pesquisa ação científica a discente, promover o acesso físico e simbólico ao teatro e fortalecer o grupo de pesquisa GPECMA. Para tanto, ele se relaciona com autoras(es) como Ingrid Koudela, Flávio Desgranges, Ney Wendell e Taís Ferreira, que abordam a mediação teatral de diversas maneiras e decorrem sobre as próprias experiências. Durante um ano de pesquisa, foram feitas visitas semanais às respectivas escolas já mencionadas, para proporcionar relações com o teatro através de jogos e informações. O objetivo principal do presente trabalho - permitir o acesso físico ao teatro - não pode ser realizado, devido a inúmeros fatores que serão mencionados no desenrolar do texto. A mediação teatral encontrou-se no lugar do acesso simbólico, descrito por Koudela e Desgranges, e pode ser experienciada a partir da demanda das escolas para trabalhar com o tema do bloco carnavalesco “Zé Pereira dos Lacaios”, do qual foi realizada uma imersão nos elementos teatrais através do tema do bloco. O presente relatório irá decorrer sobre os resultados alcançados e conclusões, relacionando as experiências obtidas com a dos autores citados. |