Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: II Mostra da Pós-Graduação

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Ensino

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
Uma Sequência Didática Investigativa sobre Impactos da Mineração: uma proposta com enfoque CTSA e da teoria Ator-Rede
Autores
MARCELO SILVA CELESTINO (Autor)
Fábio Augusto Rodrigues e Silva (Orientador)
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados parciais de investigação que teve como objetivo compreender como se deu a aprendizagem a partir do envolvimento dos alunos do Ensino Médio de uma escola pública estadual na cidade de Itabirito-MG em uma sequência didática investigativa sobre os impactos da mineração. A produção da sequência didática e análise dos dados estão fundamentados nos referenciais teóricos metodológicos da Teoria Ator-Rede. Na produção da sequência didática procurou-se o desenvolvimento de atividades de caráter investigativo a partir de uma situação controversa que envolve a possível instalação de uma mineradora na cidade. A sequência didática foi aplicada durante 3 semanas nas aulas de biologia e contou com aulas expositivas dialogadas, debates, exibição e produção de vídeos, palestras de especialistas e políticos e seminários. Os dados obtidos da aplicação da sequência didática estão sendo analisados e em uma visão preliminar indicam que os estudantes apresentam diferentes argumentos que carregam vozes que podem se aproximar a diferentes grupos que se envolvem com essa controvérsia em nossa sociedade local. Nas falas dos alunos e alunas identificam elementos que se remetem à mídia, à família, à necessidade de emprego e renda, à consciência ambiental dos indivíduos e à determinados posicionamentos políticos. Por meio deste estudo, espera-se, ao final entender como o debate sobre a atividade minerária podem contribuir nos processos de educação científica dos alunos. De acordo com os dados preliminares obtidos, podemos concluir que a aplicação dessa sequência didática investigativa permitiu aos alunos um maior entendimento e compreensão dos aspectos abordados sobre a Mineração e seus Impactos, possibilitando a eles a formação de novas redes de conhecimentos e, portanto, argumentações mais embasadas e sólidas referentes ao tema. Entretanto salientamos que os alunos se envolveram pouco e uma das explicações seria o final do ano letivo.
Voltar Visualizar PDF