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Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XVIII Seminário de Extensão

Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

Subárea: Educação

Título
Movie Time: o cinema como forma de letramento crítico em língua inglesa
Autores
LISSA RUSSANO TRENCH (Autor)
Vanderlice Sól (Orientador)
Amanda Almeida (Co-Autor)
Lucas Ferrari (Co-Autor)
Resumo
Os estudos desenvolvidos na área de cinema e educação evidenciam que trabalhos desenvolvidos a partir de conteúdo audiovisual possibilitam o desenvolvimento de habilidades como leitura e produção de textos, visto que aprimora a capacidade narrativa e descritiva, além de aguçar a criatividade e o letramento crítico do aluno (SÓL, 2016). O projeto Movie Time é uma parceria interinstitucional entre UFOP e IFMG, a qual visa abordar, por meio de oficinas, o cinema como recurso didático-pedagógico no contexto de ensino e aprendizagem de língua inglesa (LI), considerando o potencial deste recurso para promover interação em situações reais de letramento. Dessa forma, o uso de filmes e séries na prática de sala de aula é visto, neste projeto, como um forte elemento de motivação e letramento crítico, pois oferece, além do material linguístico, a possibilidade de formação via debates que envolvem valores culturais e éticos. Com o propósito de contribuir para a formação de professores e de alunos de LI das duas instituições, foram desenvolvidas 10 oficinas, intercalando filmes e séries de TV. Com base nos resultados parciais, as oficinas têm despertado nos participantes o interesse pela língua e por reflexões culturais, construindo novos discursos sobre si e sobre o mundo. Além disso, têm aproximado o contato entre as duas instituições envolvidas, visto que seus participantes têm tido oportunidades para desenvolver habilidades orais em LI, utilizando o cinema como ferramenta de ensino e associando o aprendizado da LI ao desenvolvimento de valores, responsabilidade e senso crítico. Por fim, o projeto têm atendido não apenas as demandas dos novos letramentos, mas também da formação inicial e continuada de professores, e contribuído para o uso da LI em situações significativas de comunicação; para a liberdade de expressão; construção de conhecimento; interculturalidade; negociação de sentidos e incentivo à responsabilidade no exercício de ensinar e aprender uma língua estrangeira.
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