Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: I Mostra do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência

Área: MOSTRA PIBID

Subárea: PIBID

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Aquisição da leitura e da escrita por adultos e idosos: contribuições de Jean Piaget
Autores
ERICA EVANGELISTA DE FREITAS (Autor)
Cristiane Patrícia Rocha (Co-Autor)
Larissa Caroline de Souza Amâncio (Co-Autor)
Thais Fuscaldi Capistrano de Assis (Co-Autor)
Matheus Massi Araújo (Co-Orientador)
Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva (Orientador)
Resumo
O subprojeto Educação de Jovens e Adultos do Programa de Iniciação à Docência (PIBID-EJA) apoiado pela CAPES e UFOP oportuniza experiências aos graduandos de Pedagogia em salas de aula do 1° e 2° anos do Ensino Fundamental com alunos adultos e idosos, de idades entre 20 e 70 anos, em uma escola da rede municipal da cidade de Mariana. Os alunos apresentam vários níveis de alfabetização e letramento. Uma das características do público é o tempo de aprendizagem extensivo, deste modo as atividades precisam ser retomadas para que não haja regressão na aprendizagem. Tal característica foi apontada desde os anos de 1950 quando Paulo Freire começou suas atividades com adultos. Estudos de Jean Piaget ajudam a entender a aprendizagem do adulto e do idoso. O autor parte do princípio de que cada conhecimento novo desestabiliza o aluno, que, mediante contato com o conhecimento, o assimila, forma estruturas cerebrais e, as acomoda, passando assim a utilizar o conhecimento novo em seu cotidiano. Operando assim, entra em equilíbrio. O ciclo proposto por Piaget se encaixa na EJA. A acomodação do conhecimento torna-se tardia, exige retrospectiva do assunto que foi retratado na aula anterior. Isso possibilita que o educando faça acomodação do conteúdo, torne a aula produtiva para si. A busca pela acomodação e o equilíbrio, permite que o aluno alcance autonomia de forma efetiva. Como resultados podemos notar que eles conseguem escrever e ler pequenos textos e entender o sentido que o texto propõe (interpretação) o que antes do projeto era algo pouco trabalho e por consequência pouco utilizado pelos alunos. É notável o desenvolvimento também de aprendizado e fixação pelos alunos, lhes ofertando uma maior desenvoltura nos contextos sociais e culturais em que estão inseridos. A metodologia desenvolvida é desafiadora a todos os envolvidos porque demanda respeito, compreensão e conhecimento constantes, trocas de experiências e aprendizado tanto para os graduandos quanto para os educandos.
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