IV Mostra PIBID UFOP Programa de Bolsa de Iniciação à Docência

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é o maior programa de formação docente de nosso país. O objetivo dessa iniciativa é oferecer oportunidades de iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.

O PIBID na UFOP foi iniciado no ano de 2009, abrangendo todas as licenciaturas presenciais, que passaram a ter seus estudantes atuando nas escolas da Região dos Inconfidentes. Atualmente conta com bolsistas dos cursos de Licenciatura em Artes Cênicas, Ciências Biológicas, Educação Física, Filosofia, Física, História, Letras Português, Letras Inglês, Matemática, Pedagogia, Química.

As principais contribuições do Programa são a valorização da licenciatura e a melhoria da formação de professores para a educação básica.

A Mostra PIBID UFOP tem como objetivo apresentar a produção de materiais utilizados nas salas de aula, bem como provocar uma reflexão sobre as ações do Programa nas escolas parceiras e na formação dos estudantes de licenciatura que participam desta experiência. Neste ano de 2019, contaremos com o seminário "PIBID UFOP: Reflexões História, Travessias, Obstáculos e Conquistas". Além disso, os bolsistas apresentarão os seus trabalhos em sessão de pôsteres. Dez trabalhos serão selecionados para compor duas sessões de comunicação oral.

As submissões dos resumos e as apresentações dos trabalhos deverão ser feitas de acordo com as normas do Evento.

Seminário "PIBID UFOP: Reflexões História, Travessias, Obstáculos e Conquistas".

Participação dos professores:
Prof. Dr. Luciano Campos da Silva
Prof. Dr. Gilmar Pereira de Souza
Drª. Marlice de Oliveira e Nogueira


Para informações sobre as apresentações da Mostra PIBID - Acesse: Distribuição das apresentações PIBID

Parceiros