O que é:
A BIDA é um Programa que busca vincular estudantes em vulnerabilidade socioeconômica tendo
como princípios norteadores a participação de estudantes em projetos e atividades condizentes
com o curso que estão matriculados e com as diretrizes do PNAES (Programa Nacional de
Assistência Estudantil), contribuindo assim, com a sua formação acadêmica ao longo do tempo
de sua permanência na Universidade.
Quem deve participar:
A obrigatoriedade de apresentação é somente para projetos vinculados ao Programa BIDA, registrados na PRACE e que desenvolveram atividades remotas durante o período de
paralisação das atividades presencias em virtude da pandemia do COVID 19.
Como se inscrever:
Os estudantes vinculados aos projetos deverão preencher o formulário de inscrição e fazer a
submissão do resumo de seu trabalho no sistema do Encontro de Saberes.
Os resumos deverão conter introdução, objetivos, metodologia, resultados obtidos e conclusão,
tendo no mínimo 1300 e no máximo 2000 caracteres (com espaços).
O autor que submeteu o resumo deverá informar, antes do início do evento, qualquer eventual
alteração do autor-apresentador.
Os trabalhos devem ser apresentados por apensa um (1) dos participantes do grupo.
É de responsabilidade do autor que está submetendo o trabalho, inserir o nome de cada um dos
autores, co-autores, orientadores e co-orientadores. Os nomes não cadastrados não serão
impressos no certificado.
A análise dos resumos contemplará os seguintes aspectos: objetivos claramente definidos,
metodologia, resultados apresentados e conclusões embasadas nos resultados.
Formato de Apresentação:
O formato de apresentação, nos dias do evento, será unicamente na modalidade de
“comunicação oral”, na qual o apresentador terá 10 minutos para realizar a apresentação
através do formato PowerPoint, contendo:
- Introdução sobre a ação;
- Objetivos e metodologia de atuação;
- Resultados alcançados;
- Oportunidades e dificuldades vivenciadas durante o desenvolvimento das atividades remotas;
- Conclusão.
Fóruns de discussão:
Serão disponibilizadas 12 (doze) salas virtuais, no formato Google Meet, sendo 7 (sete) salas
para os projetos vinculados ao Programa PIDIC e 5 (cinco) salas para os projetos vinculados ao
Programa BIDA.
Cada sala terá um avaliador, que durante o tempo estipulado de duração do fórum irá mediar o
debate entre os apresentadores das ações que compõe a determinada sala.
Desse modo, é necessário que o apresentador de cada ação acompanhe o fórum durante seu
prazo de vigência para dialogar com o mediador e demais participantes.
Assim, pensamos em 3 (três) dias de Comunicação Oral:
30/11 – segunda-feira – Programa PIDIC
• 3 (três) salas – 2 (dois) trabalhos por sala. Total: 6 (seis) trabalhos.
* os horários das salas serão definidos pela equipe organizadora do Encontro de Saberes
01/12 – terça-feira – Programa PIDIC
• 2 (duas) salas – 3 (três) trabalhos por sala. Total: 6 (seis) trabalhos.
• 2 (duas) salas – 2 (dois) trabalhos por sala. Total: 4 (quatro) trabalhos.
Total geral: 16 trabalhos.
* os horários das salas serão definidos pela equipe organizadora do Encontro de Saberes
02/12 – quarta-feira – Programa BIDA
• 5 (cinco) salas – 2 (dois) trabalhos por sala. Total: 10 (dez) trabalhos.
Total geral: 10 trabalhos.
* os horários das salas serão definidos pela equipe organizadora do Encontro de Saberes
Certificados:
Para os autores, co-autores, orientadores e co-orientadores que submeteram
resumo na inscrição e realizaram as comunicações orais.
Cronograma da Mostra BIDA
Submissão de Resumo | 24/07/2020 a 09/09/2020 |
Período de revisão (avaliadores) | 05/09/2020 a 05/10/2020 |
Período de emissão (coordenadores) do 1° parecer | 05/09/2020 a 08/10/2020 |
Data do 1° parecer dos vídeos/pôsteres | 09/10/2020 |
Período para adequação do vídeos/pôsteres | 12/10/2020 a 21/10/2020 |
Período de revisão (avaliadores) do 2° parecer | 13/10/2020 a 25/10/2020 |
Data do Parecer Final | 13/10/2020 a 27/10/2020 |
Disponibilização dos horários dos eventos | Até 10/11/2020 |
Comunicação Oral | |
PIDIC | 30/11/2020 e 01/12/2020 |
BIDA | 02/12/2020 |
E-mail de contato:
orientacaoestudantil.prace@ufop.edu.br