MIT II Mostra de Inovação e Tecnologia


A II Mostra de Inovação e Tecnologia – MIT tem por objetivo promover a divulgação das atividades de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico realizadas pelos estudantes de graduação e pós-graduação.

Insere-se neste evento a avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq) e do Programa Institucional de voluntários de Iniciação Científica (PIVIC).

O crescente número de projetos, produtos, processos e protótipos nos últimos anos na UFOP, e consequentemente, a consolidação de incubadoras e núcleos de inovação da instituição são reflexos dos resultados bem sucedidos das pesquisas desenvolvidas na instituição no âmbito do desenvolvimento tecnológico e da inovação. Neste cenário, realiza-se a segunda edição da Mostra de Inovação e Tecnologia – MIT no Encontro de Saberes, que terá por objetivo a apresentação das atividades de pesquisa que envolvem inovação e desenvolvimento tecnológico realizados pelos estudantes de graduação e pós-graduação da UFOP.

A segunda edição da Mostra de Inovação e Tecnologia – MIT será de modo totalmente virtual e os trabalhos (na forma de vídeo de curta duração) serão exibidos de maneira assíncrona na semana do evento. Em TUTORIAL PARA VÍDEO são apresentados os elementos que devem compor o vídeo e as orientações de gravação, edição e submissão.

Quem deve participar:

É obrigatória a apresentação de trabalhos pelos estudantes de graduação e pós- graduação que participam dos seguintes Programas de Iniciação Científica da UFOP:

PIBITI/CNPq
PIVIC/UFOP
MAI/DAI do CNPq

Inscrição e submissão de trabalhos:

Os estudantes deverão preencher o formulário de inscrição/cadastro através do endereço https://www.encontrodesaberes.ufop.br/cadastros.php. Após a realização da inscrição é possível realizar a submissão dos trabalhos. Os trabalhos deverão ser elaborados no formato de vídeos de curta duração (tipo pitch) e os respectivos links disponibilizados no ato da submissão.

Os vídeos serão previamente analisados e avaliados pelo comitê científico do evento quanto à qualidade técnica e científica. Após a avaliação, adequação e aprovação eles serão exibidos no evento.

Como submeter o trabalho na MIT:

Após a edição do vídeo e sua postagem na plataforma YouTube® o link do vídeo (picth) deverá ser inserido no Sistema de Submissão do Encontro de Saberes 2021. Formato de Apresentação do vídeo:

Vídeos com duração de 4 a 7 minutos, contendo:
  1. Título do projeto;
  2. Nomes do aluno/voluntário/bolsista, do coordenador e da equipe do projeto (autores e co-autores);
  3. Objetivos do trabalho, metodologia utilizada, resultados obtidos, conclusão (embasada nos resultados) e agradecimentos;
  4. Evidenciar como os resultados do projeto podem contribuir ou contribuíram para o bem-estar das pessoas e para a área do conhecimento, e seu impacto para a sociedade;
  5. Em agradecimentos, fazer menção explícita à UFOP (com o nome da Universidade em português, e a marca/logo) e às agências de fomento e outras fontes de apoio.
O vídeo (tipo pitch) poderá ser produzido utilizando-se celular, computador ou câmera comum, em uma linguagem acessível de modo a possibilitar a divulgação da pesquisa científica para o maior número de pessoas. O vídeo deverá ser postado em uma plataforma de vídeo (YouTube®, etc) e o link inserido no campo Pitch no ato da submissão. Os elementos que devem compor o vídeo, as orientações de gravação, edição e submissão encontram-se em Tutorial para o vídeo. Formato de Apresentação no Evento:

Os vídeos dos trabalhos (avaliados e aprovados) serão disponibilizados na plataforma do evento. Eles serão agrupados de acordo com a área do conhecimento no qual o trabalho foi inscrito, e serão exibidos em uma determinada sessão de modo assíncrono durante o evento.

Palestras e Conferências (durante o evento):

Haverá exibição de palestras, minicursos, reuniões e conferências (transmissões ao vivo) em determinadas sessões do evento com horário e sala virtual pré-definidos na programação do evento.

Fóruns de discussão:

A interação entre os apresentadores dos trabalhos e o público participante será realizada através de fóruns de discussão que estarão disponíveis ao longo da semana do evento.

Certificados:

De apresentação: Serão emitidos certificados para os autores cujos trabalhos (vídeos) forem apresentados (exibidos) no evento.

De participação: Serão emitidos certificados de participação no evento para o público que participou do(s) evento(s) e/ou das palestras e conferências da II Mostra de Inovação e Tecnologia (MIT).

Cronograma da II MIT 2021

Submissão dos vídeos (Prorrogada) 02/08/2021 a 10/09/2021
Data 1° parecer dos vídeos/pôsteres 09/10/2020
Período para adequação dos vídeos 12/10/2021 a 22/10/2021
Parecer Final 27/10/2021
Realização do Evento 29/11/2021 a 03/12/2021

CONTATO: seicpos.propp@ufop.edu.br
DURAÇÃO DO EVENTO: 29 de novembro a 03 de dezembro de 2021