A Mostra dos Programas de Pós-Graduação - MPPG tem por objetivo e tradição promover a
divulgação das atividades de pesquisa e inovação realizadas pelos estudantes dos diferentes
programas de pós-graduação da UFOP. É uma oportunidade de integrar definitivamente
graduandos e pós-graduandos e partilhar as experiências científicas e criativas nos dois níveis.
Os programas de pós-graduação da UFOP têm a oportunidade de mostrar suas linhas de
pesquisa e os resultados obtidos por meio da apresentação de trabalhos para a comunidade.
A VII Mostra dos Programas de Pós-Graduação - MPPG será realizada de modo totalmente
virtual e os trabalhos (na forma de vídeo de curta duração) serão exibidos de maneira
assíncrona na semana do evento.
Os programas de pós-graduação da UFOP terão a oportunidade de mostrar suas linhas de pesquisa e os resultados obtidos por meio da apresentação de trabalhos à comunidade. Neste evento são apresentados mais de 300 trabalhos provenientes de projetos de mestrado e doutorado de diferentes áreas do conhecimento e linhas de pesquisa desenvolvidas na UFOP.
Quem deve se inscrever:
Os pós-graduandos bolsistas que têm mais de 75% do tempo regular de mestrado e doutorado concluídos (18 e 36 meses, respectivamente) estão convocados para inscrever-se e apresentar seus trabalhos. Aos demais pós-graduandos, a apresentação é facultativa.
Inscrição e submissão de trabalhos:
Os estudantes deverão preencher o formulário de inscrição/cadastro através do endereço https://www.encontrodesaberes.ufop.br/cadastros.php. Após a realização da inscrição é possível realizar a submissão dos trabalhos. Os trabalhos deverão ser elaborados no formato de vídeos de curta duração (tipo pitch) e os respectivos links disponibilizados no ato da submissão.
Os vídeos serão previamente analisados e avaliados pelo comitê científico do evento quanto à qualidade técnica e científica. Após a avaliação, adequação e aprovação eles serão exibidos no evento.
Formato dos trabalhos a serem submetidos:
Os trabalhos deverão ser elaborados na forma de vídeos com duração de 4 a 7 minutos, contendo as seguintes seções:
- Título do projeto,
- Nome do apresentador, do coordenador e dos membros da equipe do projeto,
- Objetivos do projeto,
- Resultados e conclusões,
- Em agradecimentos, fazer menção explícita à UFOP (com o nome da Universidade em português, e a marca/logo) e às agências de fomento e outras fontes de apoio.
Os elementos que devem compor o vídeo, as orientações de gravação, edição e submissão encontram-se em TUTORIAL PARA VÍDEO.
Formato de Apresentação do Evento:
Os vídeos dos trabalhos (avaliados e aprovados) serão disponibilizados na plataforma do evento. Eles serão agrupados de acordo com a área do conhecimento no qual o trabalho foi inscrito, e serão exibidos em uma determinada sessão de modo assíncrono durante o evento.
Palestras e Conferências (durante o evento):
Haverá exibição de palestras, minicursos, reuniões e conferências (transmissões ao vivo) em determinadas sessões do evento com horário e sala virtual pré-definidos na programação do evento.
Fóruns de discussão:
A interação entre os apresentadores dos trabalhos e o público participante será realizada através de fóruns de discussão que estarão disponíveis ao longo da semana do evento.
Certificados:
De apresentação: Serão emitidos certificados para os autores cujos trabalhos (vídeos) forem apresentados (exibidos) no evento.
De participação: Serão emitidos certificados de participação no evento para o público que participou do(s) evento(s) e/ou das palestras e conferências da VII Mostra dos Programas de Pós-Graduação (MPPG).
Cronograma da MPPG 2022
Submissão dos vídeos | 25/07/2022 a 02/09/2022 |
Primeiro parecer sobre os vídeos | 27/09/2022 |
Período para adequação dos vídeos | 30/09/2022 a 14/10/2022 |
Parecer Final | 21/10/2022 |
Realização do Evento | 12/12 a 16/12/2022 |
CONTATO: seicpos.propp@ufop.edu.br
DURAÇÃO DO EVENTO: de 12 a 16 de dezembro de 2022