IV Mostra PIBID UFOP Programa de Bolsa de Iniciação à Docência


CONTATO: ufop.pibid@gmail.com
REALIZAÇÃO DO EVENTO: 30 de novembro e 01 de dezembro de 2021

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é o maior programa de formação docente de nosso país. O objetivo dessa iniciativa é oferecer oportunidades de iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.

O PIBID na UFOP foi iniciado no ano de 2009, abrangendo todas as licenciaturas presenciais, que passaram a ter seus estudantes atuando nas escolas da Região dos Inconfidentes. Atualmente conta com bolsistas dos cursos de Licenciatura em Artes Cênicas, Música, Ciências Biológicas, Educação Física, Física, História, Letras Português, Letras Inglês, Matemática, Pedagogia, Química.

As principais contribuições do Programa são a valorização da licenciatura e a melhoria da formação de professores para a educação básica.

A Mostra PIBID UFOP tem como objetivo apresentar a produção de materiais utilizados nas salas de aula, bem como provocar uma reflexão sobre as ações do Programa nas escolas parceiras e na formação dos estudantes de licenciatura que participam desta experiência. Neste ano de 2021, contaremos com duas rodas de conversas on-line e apresentações de vídeos produzidos por bolsistas do PIBID/UFOP.

As submissões dos resumos e as apresentações dos trabalhos deverão ser feitas de acordo com as normas do Evento.

Cronograma Mostra PIBID (30 de novembro e 01 de dezembro de 2021):
Resumos/Vídeos
Inscrição e submissão dos resumos/vídeos (Prorrogada) 02/08/2021 a 10/09/2021
Data do 1° parecer resumos/vídeos 11/10/2021
Período para adequação dos resumos/vídeos 12/10/2021 a 22/10/2021
Data do Parecer Final 12/10/2021 a 27/10/2021
Disponibilização dos horários dos eventos Até 23/11/2021
Rodas de Conversa
Roda de Conversa I 30/11/2021 às 14h00min
Roda de Conversa II 01/12/2021 às 14h00min
Mostra de Vídeos 30/11/2021 a 01/12/2021

NORMAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS
São convidados a participar estudantes, bolsistas e voluntários, do PIBID/UFOP que tiveram atividades desenvolvidas nos anos de 2020 e 2021.

Como se inscrever:
Os participantes deverão preencher o formulário de inscrição e fazer a submissão do Resumo de seu trabalho no site do Encontro de Saberes. Os Resumos deverão ser textos originais tendo no mínimo 1300 e no máximo 2000 caracteres (sem espaços), contendo:

  1. Introdução;
  2. Objetivo;
  3. Metodologia;
  4. Resultados obtidos e
  5. Conclusão
Após a submissão do resumo no site do Encontro de Saberes, o vídeo de apresentação do trabalho deve ser encaminhado para o e-mail fabio.silva@ufop.edu.br com o assunto “Vídeo Mostra PIBID 2021”, até o dia 03/09/2021.

Atenção: não é necessário encaminhar o vídeo em anexo ao e-mail, apenas o link da página em que ele foi postado.

A análise dos resumos e vídeos abrangerá os seguintes aspectos: clareza dos objetivos, metodologia, resultados alcançados e conclusões embasadas nos resultados. Cada resumo aprovado terá o vídeo a ele relacionado exibido no site UFOP Aberta durante a Mostra PIBID.

Formato de Apresentação:
O formato de apresentação nos dias do evento será exclusivamente por meio do vídeo. Os autores devem gravar uma apresentação com duração de 4 a 7 minutos, seguindo o TUTORIAL PARA VÍDEO, disponível no site do Encontro de Saberes. É desejável que o vídeo apresente as seguintes informações sobre o PIBID: título do trabalho; nome completo autor do vídeo; nome completo do orientador; ano de execução das ações.

Emissão de certificados:
De apresentação: Emissão de certificados para os autores cujos trabalhos (vídeos) foram apresentados (exibidos) no evento.

É de responsabilidade do autor, que submete o trabalho, inserir o nome de cada um dos autores. Os nomes não cadastrados não serão impressos no certificado.

De participação: Emissão de certificados para os estudantes que assistirem aos vídeos pela UFOP Aberta (é necessário o cadastro no site UFOP Aberta).