SEIC XXIX Seminário de Iniciação Científica


O Seminário da Iniciação Científica - SEIC tem por objetivo promover a divulgação dos trabalhos científicos de todas as áreas de conhecimento desenvolvidos pelos estudantes de graduação (e ensino médio) que participam de Programas de Iniciação Científica da UFOP. Consiste na apresentação das produções e trabalhos científicos desenvolvidos pelos estudantes de graduação.

Insere-se neste evento a avaliação dos Programas Institucionais da UFOP de Bolsas de Iniciação Científica: PIBIC/CNPq/UFOP, PIBIC-Af/CNPq/UFOP, PIBIC-EM/CNPq/UFOP, PIP/UFOP, PIBIC/CNPq/UFOP convênio CPRM, e do Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (PIVIC). A importância do SEIC no desenvolvimento da pesquisa na UFOP se reflete no incremento crescente de projetos de pesquisa, sendo que muitos desses projetos têm sido embriões para projetos mais elaborados de pós-graduação. A iniciação científica tem contribuído significativamente na formação de recursos humanos, para a qualidade da pesquisa, aumento da produção científica da instituição e para a redução do tempo médio de titulação de mestres e doutores na UFOP.

Este ano o XXIX Seminário da Iniciação Científica – SEIC será de modo totalmente virtual e os trabalhos (na forma de vídeo de curta duração) serão exibidos de maneira assíncrona na semana do evento.

Quem deve participar:
É obrigatória a apresentação do trabalho pelos estudantes de graduação (e ensino médio) que participam dos seguintes Programas de Iniciação Científica da UFOP:

PIBIC/CNPq
PIBIC-Af/CNPq
PIBIC-EM/CNPq
PIBIC/CNPq convênio UFOP-CPRM
PIP/UFOP
PIVIC/UFOP

Para os demais alunos de iniciação científica, a apresentação de trabalhos no SEIC é opcional.

Inscrição e submissão de trabalhos:
Os estudantes deverão preencher o formulário de inscrição/cadastro através do endereço https://www.encontrodesaberes.ufop.br/cadastros.php. Após a realização da inscrição é possível realizar a submissão dos trabalhos. Os trabalhos deverão ser elaborados no formato de vídeos de curta duração (tipo pitch) e os respectivos links disponibilizados no ato da submissão. Os vídeos serão previamente analisados e avaliados pelo comitê científico do evento quanto à qualidade técnica e científica. Após a avaliação, adequação e aprovação eles serão exibidos no evento.

Como submeter o trabalho no SEIC:
Após a edição do vídeo e sua postagem na plataforma YouTube® o link do vídeo (picth) deverá ser inserido no Sistema de Submissão do Encontro de Saberes 2021. Formato de Apresentação do vídeo:

Vídeos com duração de 4 a 7 minutos, contendo:
  1. Título do projeto;
  2. Nomes do aluno/voluntário/bolsista, do coordenador e da equipe do projeto (autores e co-autores);
  3. Objetivos do trabalho, metodologia utilizada, resultados obtidos, conclusão (embasada nos resultados) e agradecimentos;
  4. Evidenciar como os resultados do projeto podem contribuir ou contribuíram para o bem-estar das pessoas e para a área do conhecimento, e seu impacto para a sociedade;
  5. Em agradecimentos, fazer a menção explícita à UFOP (com o nome da Universidade em português, e a marca/logo) e às agências de fomento e outras fontes de apoio.
O vídeo (tipo pitch) poderá ser produzido utilizando-se celular, computador ou câmera comum, em uma linguagem acessível de modo a possibilitar a divulgação da pesquisa científica para o maior número de pessoas. O vídeo deverá ser postado em uma plataforma de vídeo (YouTube®, etc) e o link inserido no campo Pitch no ato da submissão.

Os elementos que devem compor o vídeo, as orientações de gravação, edição e submissão encontram-se em TUTORIAL PARA VÍDEO.

Formato de Apresentação no Evento:
Os vídeos dos trabalhos (avaliados e aprovados) serão disponibilizados na plataforma do evento. Eles serão agrupados de acordo com a área do conhecimento no qual o trabalho foi inscrito, e serão exibidos em uma determinada sessão de modo assíncrono durante o evento.

Palestras e Conferências (durante o evento):
Haverá exibição de palestras, minicursos, reuniões e conferências (transmissões ao vivo) em determinadas sessões do evento com horário e sala virtual pré-definidos na programação do evento.

Fóruns de discussão:

A interação entre os apresentadores dos trabalhos e o público participante será realizada através de fóruns de discussão que estarão disponíveis ao longo da semana do evento.

Certificados:
De apresentação: Serão emitidos certificados para os autores cujos trabalhos (vídeos/pôsteres) forem apresentados (exibidos) no evento.
De participação: Serão emitidos certificados de participação no evento para o público que participou do(s) evento(s) e/ou das palestras e conferências do XXIX Seminário da Iniciação Científica – SEIC.

Cronograma do XXIX SEIC 2021
Submissão dos vídeos/pôsteres (Prorrogada) 02/08/2021 a 10/09/2021
1° parecer dos vídeos/pôsteres 11/10/2021
Período para adequação dos vídeos 12/10/2021 a 22/10/2021
Data do Parecer Final 27/10/2021
Realização do evento 29/11/2021 a 03/12/2021

CONTATO: seicpos.propp@ufop.edu.br
DURAÇÃO DO EVENTO: 29 de novembro a 03 de dezembro de 2021