SEIC XXVIII Seminário de Iniciação Científica

O Seminário da Iniciação Científica - SEIC tem por objetivo promover a divulgação dos trabalhos científicos de todas as áreas de conhecimento desenvolvidos pelos estudantes de graduação (e ensino médio) que participam de Programas de Iniciação Científica da UFOP. Consiste na apresentação das produções e trabalhos científicos desenvolvidos pelos estudantes de graduação.

Insere-se neste evento a avaliação dos Programas Institucionais da UFOP de Bolsas de Iniciação Científica: PIBIC/CNPq/UFOP, PIBIC-Af/CNPq/UFOP, PIP/UFOP, PIBIC/CNPq/UFOP convênio CPRM, e do Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (PIVIC). A importância do SEIC no desenvolvimento da pesquisa na UFOP se reflete no incremento crescente de projetos de pesquisa, sendo que muitos desses projetos têm sido embriões para projetos mais elaborados de pós- graduação. A iniciação científica tem contribuído significativamente na formação de recursos humanos, para a qualidade da pesquisa, aumento da produção científica da instituição e para a redução do tempo médio de titulação de mestres e doutores na UFOP.


Este ano o XXVIII Seminário da Iniciação Científica – SEIC será totalmente virtual e os trabalhos serão exibidos na forma de vídeo/pôster tipo pitch, que são vídeos de curta duração. Em Tutorial para o vídeo/pôster são apresentados os elementos que devem compor o vídeo/pôster e as orientações de gravação, edição e submissão.

Quem deve participar:

É obrigatóia a apresentação do trabalho pelos estudantes de graduação (e ensino médio) que participam dos seguintes Programas de Iniciação Científica da UFOP:

PIBIC/CNPq
PIBIC-Af/CNPq
PIBIC-EM/CNPq
PIBIC/CNPq convênio UFOP-CPRM
PIP/UFOP
PIVIC/UFOP

Como se inscrever no SEIC:

Os participantes deverão preencher o formulário de inscrição na página do evento.

Como submeter o trabalho no SEIC:

Após a edição do vídeo/pôster e sua postagem na plataforma YouTube® o link do vídeo (picth) deverá ser inserido no Sistema de Submissão do Encontro de Saberes 2020. Formato de Apresentação do vídeo/pôster:

Vídeos com duração de 4 a 7 minutos, contendo:

  1. titulo do projeto;
  2. nomes do aluno/voluntário/bolsista, do coordenador e da equipe do projeto (autores e co-autores)
  3. objetivos do trabalho, metodologia utilizada, resultados obtidos, conclusão embasadas nos resultados e agradecimentos;
  4. Evidenciar como os resultados do projeto podem contribuir ou contribuíram para o bem-estar das pessoas e para a área do conhecimento, e seu impacto para a sociedade;
  5. Em agradecimentos, fazer a menção explícita à UFOP (com o nome da Universidade em português, e a marca/logo) e às agencias de fomento e outras fontes de apoio; Veja em Tutorial para o vídeo/pôster as orientações básicas para a gravação, edição e submissão dos vídeos/pôsteres.
Os itens i) e ii) poderão ser brevemente falado no vídeo ou apresentados por meio de vinheta editada posteriormente. Esta informação também poderá ser apresentada por escrito no vídeo ou no campo de descrição do vídeo, no YouTube®;

Certificados:

De apresentação: Serão emitidos certificados para os autores cujos trabalhos (vídeos/pôsteres) forem apresentados (exibidos) no evento.
De participação: Serão emitidos certificados de participação no evento para o público que assistiu (um determinado número) os trabalhos (vídeos/pôsteres) e/ou participou das palestras e conferências daV Mostra da Pós-Graduação (MPPG).

Cronograma SEIC 2020

Submissão dos vídeos/pôsteres 24/07/2020 a 09/09/2020
Data do 1° parecer dos vídeos/pôsteres 09/10/2020
Período para adequação do vídeos/pôsteres 12/10/2020 a 21/10/2020
Data do Parecer Final 13/10/2020 a 27/10/2020
Disponibilização dos horários dos eventos Até 10/11/2020