SEXT XXI Seminário de Extensão

A Extensão Universitária é definida como processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade (FORPROEX, 2012). A experiência extensionista é indissociável das práticas de ensino e de pesquisa (Constituição da República, 1988), sendo que ela colabora para a formação integral dos estudantes e para a geração de novos conhecimentos, bem como de novas formas de conhecer. Na medida em que colabora na problematização da sociedade, segundo perspectivas diversas, a extensão cria oportunidades para que as universidades públicas cumpram suas funções sociais. Docentes, discentes e técnicos administrativos são estimulados a trabalhar questões que emergem de suas áreas de conhecimento e das experiências vivenciadas em diferentes contextos da sociedade.

O Seminário de Extensão é um evento organizado pela Pró-reitoria de Extensão (PROEX) que ocorre durante o Encontro de Saberes. Seu objetivo principal é propiciar a apresentação das ações de extensão realizadas pela comunidade acadêmica da UFOP. Trata-se de criar uma possibilidade anual para interação, acompanhamento, avaliação e interlocução da extensão e cultura desenvolvidas, propiciando o crescimento integrado da Extensão Universitária na instituição.

No 21º SEXT, que será realizado em dezembro de 2020, as ações serão apresentadas unicamente no formato de vídeo, sendo obrigatória a apresentação de todos projetos e cursos de extensão que continuaram a desenvolver suas atividades durante a suspensão das aulas da UFOP.

Cronograma SEXT 2020

Submissão resumos 24/07/2020 a 09/09/2020
Data do 1° parecer resumos 09/10/2020
Período para adequações do resumo 12/10/2020 a 21/10/2020
Data do Parecer Final 27/10/2020
Envio por e-mail do link do vídeo postado no Youtube 28/10/2020 a 08/11/2020
Disponibilização dos horários e datas de apresentação 10/11/2020


Quem deve participar:

Devem apresentar no SEXT somente os projetos e cursos de extensão registrados na PROEX que desenvolveram atividades em 2020 durante a suspensão das atividades acadêmicas presenciais em virtude da pandemia do COVID 19.

Trabalhos de extensão de outras instituições de ensino NÃO poderão participar do evento este ano.

Como se inscrever:

Os estudantes deverão preencher o formulário de inscrição e fazer a submissão do resumo de seu trabalho no site do Encontro de Saberes.

Os resumos deverão ser textos originais*, conter introdução, objetivo, metodologia, resultados obtidos e conclusão, tendo no mínimo 1300 e no máximo 2000 caracteres.

O autor que submeteu o resumo deverá informar antes do início do evento qualquer eventual alteração do autor-apresentador.

Os trabalhos devem ser apresentados por apenas um (1) dos participantes do grupo. É de responsabilidade do autor que está submetendo o trabalho inserir o nome de cada um dos autores. Os nomes não cadastrados não serão impressos no certificado.

A análise dos resumos abrangerá os seguintes aspectos: objetivos claramente definidos, metodologia adequada, resultados apresentados com clareza e conclusões embasadas nos resultados. Portanto, NÃO é resumo de projeto.

Cada resumo aprovado deverá atender as exigências expostas nos tópicos “Formato de Apresentação” e “Fóruns de Discussão”.
* O resumo apresentado no momento do registro da ação na Proex, isto é, antes da execução da mesma, não representa a execução da ação. Deste modo, entendemos por um resumo original aquele que traz informações sobre o processo de execução da ação, bem como introduz reflexões de caráter avaliativo da dinâmica que foi efetivamente realizada.

Formato de apresentação

O formato de apresentação nos dias do evento será unicamente em vídeo, no qual o apresentador deve gravar uma apresentação com duração de 4 a 7 minutos, contendo:

  1. Título do projeto*;
  2. Nomes do aluno/voluntário/bolsista, do coordenador e da equipe do projeto (autores e co-autores)*;
  3. Introdução sobre a ação extensionista;
  4. Objetivos e metodologia de atuação;
  5. Resultados alcançados;
  6. Oportunidades e dificuldades vivenciadas durante o desenvolvimento das atividades remotas;
  7. Conclusão;
  8. Agradecimentos - fazer menção explícita à UFOP e outras fontes de apoio, se existirem.*
* Os itens i, ii e viii devem ser brevemente citados no vídeo através de fala ou por escrito em legendas ou em imagens (slide). Além disso, os itens i , ii e viii devem estar presentes nas descrição do vídeo no YouTube®

Após a gravação, o autor deve postar o vídeo no YouTube e enviar as seguintes informações para o e-mail administracao.proex@ufop.edu.br, de 28/10/2020 a 08/11/2020:

Assunto: [Título do trabalho aprovado]
Corpo do e-mail deve conter:
Título do trabalho aprovado;
Nome completo autor do vídeo;
Nome completo do orientador da ação extensionista;
Link com endereço do vídeo postado no YouTube.

* Clique aqui para acessar o tutorial com normas de gravação e envio do vídeo para o SEXT 2020.

Fóruns de discussão:

Os vídeos serão disponibilizados na plataforma do evento no UFOP Aberta – aberta.ufop.br, e cada ação será inserida em uma sala junto à outras ações de extensão para realização de um fórum.

Cada sala terá um avaliador, que durante o tempo estipulado de duração do fórum irá mediar o debate entre os apresentadores das ações extensionistas que compõe a determinada sala.

Desse modo, é necessário que o apresentador de cada ação acompanhe o fórum durante seu prazo de vigência para dialogar com o mediador e demais participantes.

Para participar do Fórum, é pré requisito fazer cadastro no UFOP Aberta, entrar na sala escolhida e assistir a todos os vídeos. Um tutorial será disponibilizado em breve, para auxiliar esse processo.

Os horários de apresentação serão definidos pela Comissão Organizadora do Congresso e informados no site do evento.