CONTATO:
seicpos.propp@ufop.edu.br
O XXXIII Seminário de Iniciação Científica – SEIC, tem por objetivo promover a divulgação dos trabalhos científicos de todas as áreas de conhecimento desenvolvidos pelos estudantes de graduação (e ensino médio) que participam de Programas de Iniciação Científica da UFOP. Insere-se neste evento a apresentação dos projetos de pesquisa de Iniciação Científica (IC) dos Programas Institucionais da UFOP: PIBIC/CNPq/UFOP, PIBIC-Af/CNPq/UFOP, PIBITI/CNPq/UFOP, PIBIC-EM/CNPq/UFOP, PIP/UFOP, convênio CPRM/CNPq/UFOP, PIBIC/FAPEMIG/UFOP e do Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (PIVIC). A importância do SEIC no desenvolvimento da pesquisa na UFOP se reflete no incremento crescente de projetos de pesquisa, sendo que muitos desses projetos têm sido embriões para projetos a serem desenvolvidos na pós-graduação. A IC tem contribuído significativamente na formação de recursos humanos, para a qualidade da pesquisa, aumento da produção científica da instituição e para a redução do tempo médio de titulação de mestres e doutores na UFOP.
Este ano, a trigésima terceira edição do SEIC será de modo presencial e os resumos dos trabalhos a serem apresentados deverão ser submetidos na forma de textos. Além desta etapa, destaca-se a obrigatoriedade da apresentação presencial pelos estudantes de graduação, “vinculados” à IC, durante a semana do evento, de acordo com a programação.
O que é:
O Seminário de Iniciação Científica – SEIC, da UFOP é um evento tradicional que tem como objetivo apresentar os resultados obtidos dos trabalhos de pesquisa dos alunos de graduação e do ensino médio vinculados aos programas de IC e promover a divulgação científica e incentivar a participação ativa dos alunos na pesquisa acadêmica. Essa iniciativa proporciona aos estudantes a oportunidade de aprimorar suas habilidades de comunicação, apresentando seus trabalhos para um público diversificado, que inclui colegas, professores, pesquisadores e membros da comunidade em geral. Além disso, o SEIC da UFOP serve como um fórum para a troca de conhecimentos e ideias entre os participantes, facilitando o desenvolvimento de colaborações e parcerias futuras.
Quem deve participar:
É obrigatória a apresentação do trabalho pelos estudantes de graduação (e ensino médio) cujos projetos de Iniciação Científica iniciaram-se em 2024 e participam dos seguintes Programas de Iniciação Científica da UFOP:
PIBIC/CNPq
PIBIC-Af/CNPq
PIBITI/CNPq
PIBIC-EM/CNPq
PIBIC/CNPq convênio UFOP-CPRM
PIBIC/FAPEMIG
PIP/UFOP
PIVIC/UFOP
Para os demais alunos de iniciação científica da UFOP, a apresentação de trabalhos no XXXIII SEIC é opcional.
Inscrição e submissão de trabalhos:
Os estudantes deverão preencher o formulário de inscrição/cadastro através do endereço https://www.encontrodesaberes.ufop.br/cadastro.php. Após a realização da inscrição é possível realizar a submissão dos trabalhos. Os trabalhos deverão ser elaborados no formato de resumo, seguindo as orientações do evento e os respectivos links disponibilizados no ato da submissão no Sistema de Submissão do Encontro de Saberes 2025.
Os resumos serão previamente analisados e avaliados pelo comitê científico do evento quanto à qualidade técnica e científica. Após a aprovação do trabalho, eles serão exibidos no evento na forma de pôster. A submissão do trabalho deve ser realizada, obrigatoriamente, por um dos autores do trabalho.
Como submeter o trabalho no XXXIII SEIC:
As propostas devem ser encaminhadas sob a forma de resumo, independente da modalidade de apresentação (Pôster ou Oral), via Sistema de Submissão do Encontro de Saberes.
Submissão dos trabalhos:
No ato da inscrição o proponente deverá:
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Preencher o formulário de inscrição com seus dados pessoais
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Preencher o formulário com os dados solicitados: Título; Área; Área Específica; Tipo de apresentação; Órgão de Fomento; Categoria; Apresentação obrigatória ou não; Responsável pela submissão; Instituição; Autor(es) com e-mail e filiações institucionais; Seleção do autor que apresentará o trabalho (pôster ou oral); demais dados solicitados no formulário
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No resumo, incluir dados do trabalho:
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Texto de no mínimo 1200 até 2000 caracteres (incluindo espaços), contendo Introdução (opcional), Objetivo(s), Material e Métodos, Resultados e Conclusão;
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Agências Financiadoras.
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Os resumos aceitos serão publicados nos anais do XXXIII ENSA
Não é possível inserir gráficos ou imagens no resumo.
Na data prevista para a divulgação do resultado da avaliação dos resumos (15/10/2025), os autores serão notificados sobre o resultado da avaliação que poderá se enquadrar em uma das seguintes situações: APROVADO; APROVADO COM RESTRIÇÕES ou REPROVADO. Nos casos em que o resultado for APROVADO COM RESTRIÇÕES ou REPROVADO, o proponente poderá submeter o resumo as com correções no período previsto para adequações (16/10/2025 a 21/10/2025).
A submissão do trabalho deve ser realizada, obrigatoriamente, por um dos autores do trabalho.
Orientações aos Autores para Apresentação no Evento:
A DEFINIÇÃO SOBRE A FORMA DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO (ORAL OU PÔSTER) SERÁ INFORMADA ATÉ 31/10/2025, CONSIDERANDO A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO.
APRESENTAÇÃO ORAL
Informamos que as apresentações dos trabalhos selecionados para apresentação ORAL no XXXIII ENSA, ocorrerão no período de 10 a 12/11/2025.
Os dados de local, o dia e o horário de cada apresentação serão disponibilizados até 31/10/2025.
Cada autor terá até 10 (dez) minutos de apresentação e 05 (cinco) minutos para debate no final de cada sessão. Assim, os autores devem permanecer na sala durante toda a sessão.
A apresentação deverá ser produzida em modelo padrão do ENSA 2025.
APRESENTAÇÃO DE PÔSTER
Os PÔSTERES ficarão disponíveis para avaliação/visitação no local, dia e horário que serão disponibilizados até 31/10/2025..
Os trabalhos (avaliados e aprovados) deverão ser apresentados presencialmente pelo(s) autor(es) no formato de pôster impresso (dimensão 80cm x 120cm) seguindo o modelo do ENSA 2025. Eles serão agrupados de acordo com a área do conhecimento no qual o trabalho foi inscrito, e serão exibidos em uma determinada sessão do evento, dia e horário a ser disponibilizado oportunamente.
Certificados:
Serão emitidos certificados para os autores cujos trabalhos (resumos) forem apresentados no evento (Oral ou Pôster).
Cronograma do XXXIII SEIC
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Submissão dos resumos |
25/08/2025 a 30/09/2025 |
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Primeiro parecer dos resumos |
15/10/2025 |
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Período para adequação dos resumos |
16/10/2025 a 21/10/2025 |
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Parecer Final |
Até 31/10/2025 |
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Realização do Evento |
10 a 12/11/2025 |
DURAÇÃO DO EVENTO: de 10 a 12 de novembro de 2025