Publicado no Encontro de Saberes 2014
Evento: XXII Seminário de Iniciação Científica
Área: ENGENHARIAS
Subárea: Engenharia Civil
Título |
Avaliação do ambiente térmico das salas de aula no Campus Morro do Cruzeiro da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). |
Autores |
Francoise Santana Viana (Autor) Henor Artur De Souza (Orientador) Denise de Souza Cerqueira Nascimento (Co-Orientador) |
Resumo |
O conforto interno de um ambiente construído, em relação ao ambiente térmico, luminoso e à transmissão de ruído, está na adequação do sistema de fechamento (externo e interno) da edificação, além de um projeto arquitetônico que aproveite, de forma eficiente, as condições climáticas locais e a iluminação natural. Neste contexto os estudos de conforto ambiental, em estudos de caso, podem oferecer subsídios para que o processo projetual possa se tornar mais eficaz, na medida em que percepções e insatisfações individuais, em relação aos ambientes construídos, tendem a se transformar em dados técnicos universais para projetos futuros. Quando não há um estudo prévio do desempenho térmico de uma edificação em fase projetual, somente após a construção da obra, podem aparecer os efeitos indesejáveis como temperaturas internas altas nos ambientes e consequentemente desconforto aos usuários. Em relação ao ambiente térmico as condições microclimáticas adequadas são importantes em qualquer ambiente, em especial, nos ambientes de ensino. Neste trabalho avalia-se o grau de satisfação dos alunos, tomando como estudo de caso as edificações do Campus Morro do Cruzeiro da UFOP. A investigação é realizada por meio da aplicação de questionários e medição das variáveis ambientais in loco, simultaneamente, ao longo de dois semestres letivos, entre 2013 e 2014. A temperatura do ar interno variou entre 140C e 270C e umidade relativa entre 39% e 71%, resultando em valores médios de 20,50C e 55%, respectivamente. Os resultados mostraram que embora 46,6% do total de alunos consideram as salas confortáveis termicamente, 79,9% conseguem desenvolver bem suas atividades de aprendizagem e apenas 13% deles têm dificuldade de concentração. Em 55% dos dias de medição, as janelas das salas de aula estavam fechadas, então manter as janelas abertas proporcionaria uma ventilação cruzada eficiente e o uso de brises móveis ao invés dos fixos seria mais apropriado no controle de temperatura interna. |