Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2014

Evento: XXII Seminário de Iniciação Científica

Área: ENGENHARIAS

Subárea: Engenharia de Controle e Automação

Título
DESENVOLVIMENTO DE UMA INTERFACE CÉREBRO-MÁQUINA PARA APLICAÇÕES EM TECNOLOGIA ASSISTIVA
Autores
Raul Torres Bernardo (Autor)
Agnaldo Jose Da Rocha Reis (Orientador)
Resumo
No intuito de ampliar as habilidades funcionais de pessoas com deficiências motoras, propôs-se o desenvolvimento de uma estrutura de Tecnologia Assistiva Automatizada (TAA) para ser controlada através dos sinais obtidos por um sensor posicionado na cabeça de um usuário. A aquisição desses sinais cerebrais é realizada de forma não invasiva por meio de um dispositivo de Interface Cérebro-Máquina (ICM) chamado MindWave que lê as ondas cerebrais, traduz o estado mental do usuário em distintas formas de atenção e meditação e é capaz de reconhecer o piscar de olhos ou o franzir da testa, por exemplo. É nesse contexto que se insere este trabalho. Objetiva-se com ele desenvolver formas de se acionar equipamentos elétricos residenciais a partir dos sinais obtidos com o MindWave em conjunto com o ambiente de programação LabVIEW. Sendo mais específico, duas formas de o usuário controlar o sistema foram analisadas: o movimento de piscar os olhos e o movimento de franzir a testa. Apesar de a primeira técnica ser encontrada mais usualmente na literatura, o movimento de franzir a testa, no caso aqui explorado, se mostrou mais eficiente e foi adotado como sinal de controle. A partir daí, desenvolveu-se uma interface gráfica onde o usuário é capaz de tomar decisões por meio de um menu de opções que permite, a princípio, acionar lâmpadas e controlar a velocidade de um motor CC. A interface gráfica comunica-se com uma placa microcontrolada Arduino que realiza os acionamentos por meio de relés ou drivers de potência. Ao ser testado, o sistema desenvolvido se mostrou funcional e eficiente, uma vez que os equipamentos elétricos propostos foram controlados de forma satisfatória, utilizando os sinais obtidos do usuário através de materiais de custo relativamente baixos.
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