Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Subárea: Sistemas de Informação

Título
APLICAÇÃO DE REGRAS DE ASSOCIAÇÃO PARA MINERAÇÃO DE PADRÕES EM VENDAS DE PRODUTOS
Autores
ANA PAULA DIAS (Autor)
HELEN DE CASSIA SOUSA DA COSTA LIMA (Orientador)
JANNIELE APARECIDA SOARES (Colaborador)
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo resultante da aplicação de mineração de dados em uma base de dados real de uma empresa do ramo alimentício. O forte da produção é por derivados do milho, entretanto, existem diversificados produtos de alimentação, inclusive animal. Um software como ferramenta de apoio foi desenvolvido com aplicação do algoritmo Apriori, oferecendo suporte à geração das regras de associação. Foram então realizados experimentos que possibilitaram análise sazonal, temporal, regional e paralelismo entre venda de produtos, tanto de maneira generalizada como por regiões dos clientes. Alguns testes foram específicos para épocas de festas populares como Festa Junina, onde se comprovou o aumento das vendas e paralelismo em produtos para preparo de pratos típicos consumidos nas festas juninas. Já em Dezembro, foram identificados os produtos mais vendidos para as festas Natalinas, assim como aqueles que anseiam por maior representatividade. O fato mais interessante do estudo foi a identificação de um produto muito vendido e que não se encaixa no forte da produção da empresa: o Alpiste. Em posse dos resultados obtidos e regras de associação encontradas, foram gerados gráficos, tabelas e conclusões das análises realizadas. O estudo poderá ser utilizado pela empresa a fim de se posicionar no mercado, em todas as épocas do ano com alta de vendas, além de traçar estratégias de aumento de vendas no geral.
Voltar Visualizar PDF