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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: ENGENHARIAS

Subárea: Engenharia de Produção

Título
MODELO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO LOGÍSTICO RELACIONADOS AOS NÍVEIS DE SERVIÇOS OFERTADOS AOS CLIENTES.
Autores
THAIRONE EZEQUIEL DE ALMEIDA (Autor)
HELIDA MARA GOMES NORATO DUARTE (Orientador)
Resumo
A gestão logística gerencia a transferência de bens e serviços, do ponto de origem ao ponto de consumo, com o objetivo de atender às necessidades dos clientes. A diferenciação por parte das empresas no desenvolvimento das atividades logísticas pode representar fonte de vantagem competitiva. Mas quais as principais referências de desempenho e assertividade destas atividades diretamente relacionadas aos clientes dentro do contexto das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME)? Diante disto, o propósito desta pesquisa consistiu da elaboração do modelo de mecanismos de avaliação de desempenho logístico relacionados aos níveis de serviços ofertados aos clientes, os quais permitam as MPMEs analisar, entender e explorar a atual configuração das atividades logísticas diretamente relacionadas aos compradores e da análise de adequação do modelo proposto no âmbito de tais empresas. Perante o contexto, buscou-se desenvolver um estudo exploratório, baseado em pesquisas bibliográficas, bem como estudo de casos múltiplos, pautado em dados coletados através da pesquisa. O estudo foi conduzido na cidade de João Monlevade e a amostra composta por dez empresas participantes da pesquisa foi selecionada por conveniência. Como resultados, ressaltam-se: (i) a constituição do modelo no qual foram reunidos 37 mecanismos de avaliação de desempenho, divididos nas categorias de pré-transação, transação e pós-transação, os quais influenciam a performance logística e (ii) a adequação do modelo proposto ao contexto das MPMEs para análise e exploração das atividades logísticas diretamente relacionadas aos clientes, através da qual evidenciam-se os mecanismos de pontualidade na entrega; política de estoques e tempo de ciclo do pedido. As conclusões provenientes da pesquisa destacam que além dos mecanismos que ocorrem durante o processamento do pedido, existe um leque de possibilidades de exploração por parte das MPMEs nas fases que antecedem o pedido e sucedem a entrega ao cliente.
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