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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS DA VIDA

Subárea: Medicina

Título
ANÁLISE DO SOFRIMENTO MENTAL E DOS FENÔMENOS ESTRESSORES SOBRE A ADAPTAÇÃO E O RENDIMENTO ACADÊMICO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS.
Autores
GABRIELA OLIVEIRA LEOPOLDO (Autor)
FRANCISCO DE ASSIS MOURA (Orientador)
Resumo
Introdução: O estresse pode ser entendido como um fator natural e constante inerente à vida: representa qualquer acontecimento que perturba ou modifica a homeostase corporal e pode se manifestar em sinais e sintomas físicos e psicológicos. São diversos os fatores da vida acadêmica que colaboram para uma exposição constante dos discentes a fatores estressores, podendo comprometer o rendimento escolar no curso e na vida pessoal, além de se relacionar com abuso de álcool e entorpecentes, à depressão e ao suicídio. Esta pesquisa teve por objetivo investigar o nível de estresse vivenciado por discentes da Universidade Federal de Ouro Preto. Metodologia: Trata-se de estudo de coorte transversal de caráter descritivo. Foram entrevistados 95 estudantes do curso de jornalismo, selecionados de forma aleatória, que responderam ao Inventário de Sintomas de Estresse e a um questionário socioeconômico. Resultados: Dos 45 estudantes entrevistados, 57% (n=54) eram do sexo masculino e 43% (n=41), do sexo feminino. A maioria dos participantes alegou ser solteira (n=91), possuir religião (n=55), não trabalhar (n=60) e concluiu o ensino médio em instituição particular de ensino (n=49). Ainda, 46% da amostra dos entrevistados (n=39) afirmou morar em república particular, sendo que 61% (n=58) de todos os participantes dividem quarto com outra pessoa. Quanto ao estresse, o estudo mostrou que somente 1 indivíduo possuía resposta assintomática ao estresse, enquanto que 61% (n=58) estavam em quadro de alerta, 36% (n=34) em quadro de resistência e 2% (n=2) em exaustão. Conclusões: Há prevalência importante de estresse em discentes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto. A avaliação dos fatores estressores indica a necessidade de melhorias no âmbito da universidade, buscando atender melhor as necessidades dos estudantes e oferecer um ensino de qualidade aliado a possibilidade de prática de uma vida saudável, com oferta de programas culturais, esporte e lazer.
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